Caerd antecipa interligação de adutora e reabastece região mais populosa de Ji-Paraná
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) concluiu os serviços de interligação da adutora provisória na noite de terça-feira (23) antes do prazo previsto, programado para março. A empresa assegura que até o próximo sábado (27) em toda a região do 2º Distrito de Ji-Paraná o fornecimento regular de água será restabelecido.
A adutora provisória foi instalada na lateral Norte da ponte do rio Machado com objetivo de não utilizar mais a antiga adutora que passa sob a ponte. Agora desativada, essa adutora apresentava incontáveis vazamentos devido à falta de manutenção e investimentos ao longo dos anos.
Uma adutora maior e definitiva será instalada paralela à provisória. A previsão é que ocorra ainda este ano, pois faz parte dos investimentos de R$ 38 milhões que o governo estadual vem aplicando em expansão da rede de água tratada em Ji-Paraná.
“Fizemos todos os testes necessários e estamos satisfeitos com os resultados”, disse o diretor operacional da Caerd, o engenheiro civil e eletricista Mauro Berberian, enfatizando que a normalização do abastecimento ocorrerá gradativamente até que o sistema funcione dentro da capacidade técnica.
Na prática, explica Berberian, a parte baixa do 2º Distrito já recebe água normalmente enquanto na parte alta ela chega a menor velocidade. Até sábado, quando esgota a previsão de normalização, a Caerd atende a demanda da sociedade com caminhões pipas.
“Os carros pipas atendem primeiramente aos órgãos públicos, como creches, escolas, postos de saúde. Em seguida abastecem as residências”, detalha a Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Agerji) por meio do presidente Clederson Viana, que acompanhou de perto toda a implantação e interligação da adutora provisória. “A solicitação do pipa poderá ser feita pelo telefone 3416-3446”, anuncia.
Além dos investimentos do Governo de Rondônia em água tratada, outros R$ 179 milhões estão assegurados para serem aplicados em esgotamento sanitário. Atualmente a rede de esgoto em Ji-Paraná não atende 2% da população. O recurso para expansão da rede de água tratada e de esgotamento sanitário são procedentes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal com contrapartida do Governo de Rondônia.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19