Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Carnaval: Justiça proíbe folia de rua em Jaru

A juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara concedeu liminar em ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público contra o município de Jaru para impedir a realização dos festejos carnavalescos em via pública, que o requerido pretende realizar neste ano de 2008, entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Com a decisão, o carnaval de rua pode não acontecer.
Entre as razões apontadas pelo MP para impedir a realização do evento ele alega que os organizadores não têm condições de impedir a freqüência de crianças e adolescentes mesmo após a meia noite, quando a presença de menores fica totalmente vedada, e ainda, que há indício de que os mesmos pretendem descumprir os termos da Portaria Aditiva de n. 007/IJ/2005, que proíbe a venda de bebida alcoólica nas imediações de eventos, caso o público alvo também inclua os menores de idade.
A juíza considerou ainda o perigo diante da necessidade de resguardar a integridade física e social das crianças e adolescentes, então, se o Município não tem condições de preservar os interesses tutelados pela Constituição da República e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, torna-se imperiosa a proibição total do evento, a fim de evitar o mal maior.
No processo foi citado ainda o fato de nos últimos dois anos em que o Município realizou festas na via pública, houve dois casos em que fez-se necessária a autuação por parte do Comissariado de Menores, pelo descumprimento às normas da Portaria do Juízo que regula as condições e horário de entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos festivos, entre outros. Kerley alegou que isso demonstra a falta de estrutura do Município para garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes durante o evento, o que, aliado à displicência do poder familiar, torna urgente a concessão do pedido de liminar para o fim de determinar ao Município de Jaru que se abstenha de realizar qualquer evento festivo, em via pública, durante o carnaval em 2008.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19