Casa de Apoio a Saúde Indígena de Ji-Paraná recebe reforma e ampliação
A Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai de Ji-Paraná) está recebendo reforma e ampliação em suas estruturas físicas. Além da construção de novas dependências, as alas antigas e as instalações elétricas estão sendo substituídas e uma nova subestação de energia está sendo instalada.
O investimento é R$ 1,2 milhão, recursos do Governo Federal, oriundos do Ministério da Saúde, por meio do Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI).
A Casai funciona como um serviço de apoio aos pacientes indígenas que utilizam à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento enquanto eles permanecem na cidade.
No local, são oferecidos alojamento e alimentação aos pacientes e acompanhantes, além de assistência de enfermagem durante o dia e a noite, assistência social, nutricionista e farmacêutica. Os agentes de saúde lotados na Casai também são responsáveis por marcar e acompanhar os indígenas em consultas, exames complementares ou internação hospitalar.
Em Ji-Paraná, a obra de reforma e ampliação está sendo realizada pela empresa Geometria Engenharia e Construções LTDA – ME e, segundo o prefeito municipal, Jesualdo Pires, a responsabilidade de acompanhamento da execução dos serviços é da prefeitura municipal. Porém, após os trabalhos serem finalizados, o prédio e o atendimento retornarão à responsabilidade do Governo Federal, o município deverá firmar parcerias através de convênios.
Jesualdo ressaltou ainda que além da reforma e ampliação da Casai, a prefeitura está executando a construção de Seis Postos de Saúde dentro das aldeias indígenas. “São recursos federais destinados ao município com rubrica específica para área de saúde indígena, onde nossa intenção é entregar essas obras ainda no segundo semestre deste ano”, ressaltou.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS