Rondônia, 27 de novembro de 2024
Cidades

Casa de Apoio a Saúde Indígena de Ji-Paraná recebe reforma e ampliação

A Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai de Ji-Paraná) está recebendo reforma e ampliação em suas estruturas físicas. Além da construção de novas dependências, as alas antigas e as instalações elétricas estão sendo substituídas e uma nova subestação de energia está sendo instalada.

O investimento é R$ 1,2 milhão, recursos do Governo Federal, oriundos do Ministério da Saúde, por meio do Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI).

A Casai funciona como um serviço de apoio aos pacientes indígenas que utilizam  à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento enquanto eles permanecem na cidade.

No local, são oferecidos alojamento e alimentação aos pacientes e acompanhantes, além de assistência de enfermagem durante o dia e a noite, assistência social, nutricionista e farmacêutica. Os agentes de saúde lotados na Casai também são responsáveis por marcar e acompanhar os indígenas em consultas, exames complementares ou internação hospitalar.

Em Ji-Paraná, a obra de reforma e ampliação está sendo realizada pela empresa Geometria Engenharia e Construções LTDA – ME e, segundo o prefeito municipal, Jesualdo Pires, a responsabilidade de acompanhamento da execução dos serviços é da prefeitura municipal. Porém, após os trabalhos serem finalizados, o prédio e o atendimento retornarão à responsabilidade do Governo Federal, o município deverá firmar parcerias através de convênios.

Jesualdo ressaltou ainda que além da reforma e ampliação da Casai, a prefeitura está executando a construção de Seis Postos de Saúde dentro das aldeias indígenas. “São recursos federais destinados ao município com rubrica específica para área de saúde indígena, onde nossa intenção é entregar essas obras ainda no segundo semestre deste ano”, ressaltou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos

Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal

Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável

Com mais de R$ 3 milhões repassados pelo Fitha, Prefeitura de Porto Velho recupera 1.600 quilômetros de estradas rurais