Centro de Diálise de Ariquemes realizou mais de 12 mil procedimentos em um ano de funcionamento
Em um ano de funcionamento, o Centro de Diálise de Ariquemes (CDA), além de atender os pacientes de toda a região Vale do Jamari, pacientes de Jaru que faziam hemodiálise em Ji-Paraná passaram a ser atendidos em Ariquemes desde dezembro de 2014, aumentando consideravelmente a demanda, de 22 para 94 pacientes renais. Antes, esses pacientes precisavam viajar até Porto Velho até três vezes por semana.
A paciente Jacira da Silva Almeida, de 60 anos, há nove fazendo hemodiálise, disse que todos os dias é motivo de festejar e agradecer pela implantação da CDA. Aqueles que diziam que era só coisa de campanha, que até poderia abrir, mas não conseguiria manter funcionando. Penso que essas pessoas que não acreditavam, é por que nunca precisou de um tratamento especializado. Eu acreditei, comenta Jacira.
Esse ano, é de grande vitória porque conseguimos ofertar na parte técnica um bom atendimento. Aqui tem profissionais que são capacitados e amam o que fazem, mas sem a determinação do Governo do Estado, não existiria o CDA e os nossos pacientes estariam viajando cinco mil quilômetros por mês para fazer o tratamento, destaca Aletéia Gomes, diretora administrativa do CDA .
A paciente Jacira da Silva Almeida, de 60 anos, há nove fazendo hemodiálise, disse que todos os dias é motivo de festejar e agradecer pela implantação da CDA. Aqueles que diziam que era só coisa de campanha, que até poderia abrir, mas não conseguiria manter funcionando. Penso que essas pessoas que não acreditavam, é por que nunca precisou de um tratamento especializado. Eu acreditei, comenta Jacira.
Para Daiane Ferreira, de 28 anos, foi um alivio não ter que viajar mais para Porto Velho três vezes por semana, não só pelo sofrimento, mas também por ter que deixar sua filha pequena na casa de parentes. Melhorou muito. Antes era difícil, tinha que ficar longe de minha filha, diz.
Segundo o nefrologista Carlos Jamal, o CDA conseguiu suprir e até superar as expectativas. O governo mostrou que é possível prestar um serviço de qualidade e humanizado aos paciente.
A gerente de enfermagem do CDA, Michele Giroldo, destaca o atendimento de qualidade prestado aos pacientes através da equipe multiprofissional composta por psicologo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista e mantida pelo Governo de Rondônia. Estamos oferecendo atendimento diferenciado, levando qualidade de vida não só para os doentes renais, mas também para a família, conta.
Veja Também
Engenheira da Sedam morre após colisão entre duas caminhonetes na BR-364
MPRO entra com Ação Civil Pública por desmatamento de área equivalente a 1.780 campos de futebol
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno