CES Rioterra fomenta criação de Horta Comunitária em Itapuã do Oeste
Entre as ações desenvolvidas pelo Setor de Educação do CES Rioterra foi realizado, nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril, o curso “Capacitação para a construção de Horta Escolar Comunitária” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meirelles, na Linha B40, área rural de Itapuã do Oeste. A ação que faz parte do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Sociomambietal, envolveu os 83 alunos, professores, funcionários e pais dos estudantes.
“Trabalhamos a interdisciplinariedade com conteúdo teórico e aplicação prática buscando o desenvolvimento integral dos participantes. Abordamos questões sobre segurança alimentar, valor nutricional e diferenças entre verduras e legumes, tema do ensino de Ciências em sala de aula, por exemplo. Trabalhamos a Matemática ao utilizar formas geométricas e cálculos na construção dos canteiros e noções de Arte na confecção de cartazes com desenhos, colagens e pinturas”, explicou Alexandre Queiroz, responsável pelo Eixo Produção Sustentável do Setor Educação.
Para os participantes, além do aprendizado adquirido e do envolvimento das crianças e dos pais em atividades lúdicas, a ação também tem um importante valor econômico. “Foram dias muito divertidos e produtivos para as crianças e o melhor é que poderemos utilizar a produção dessa horta na merenda escolar fornecida pela escola. Com isso, poderemos economizar os recursos públicos e direcioná-los para a compra de alimentos diferenciados”, acrescentou Luciana Monteiro da Silva, diretora da E.M.E.F Cecília Meirelles.
“A horta está quase pronta. Na próxima etapa da ação finalizaremos os canteiros e daremos início ao plantio dos vegetais e hortaliças escolhidas pelos participantes. E é importante destacar que sempre utilizamos conceitos e práticas agroecológicas”, finalizou Queiroz.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável