Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Cidades

Cine UNIR faz mostra sobre cinema e ditadura militar no Brasil

O projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza a Mostra Cinema e Ditadura Militar no Brasil. As sessões de filmes ocorrem nesta sexta, 29, e sábado, 30, às 16h, no Auditório do Campus de Vilhena com entrada gratuita.

O documentário “Verdade 12.528”, dirigido por Paula Sacchetta e Peu Robles, será exibido no primeiro dia do evento. O filme trata da importância da Comissão Nacional da Verdade, através de depoimentos de vítimas da repressão, ex-presos políticos e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente pela ditadura entre 1964 e 1985.

O segundo dia da Mostra terá a projeção do filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. O documentário discute a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. Trabalhando com documentos secretos e gravações originais do período, Tavares analisa como os presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

Após as projeções, haverá debate com os integrantes do Coletivo Democracia Vilhenense, movimento formado por professores, técnicos, alunos e ex-alunos do Campus de Vilhena da UNIR.

O Cine UNIR é uma promoção do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo em parceria com os Departamentos de Administração, de Ciências da Educação e de Estudos Linguísticos e Literários do Campus de Vilhena.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura