Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Cidades

Cineamazonia Itinerante começa nesta sexta-feira em Guajará-Mirim

Começa nesta sexta, na cidade rondoniense de Guajará-Mirim, a 16ª Edição do Cineamazonia Itinerante – Festival de Cinema Ambiental, que apresenta, na Praça Santa Luzia, filmes de curta metragem com temática ambiental e social para a população, com entrada gratuita.

Para a 16ª Edição serão apresentados dez filmes, selecionados de mostras competitivas do Cineamazonia, com 04 filmes de ficção, 05 animações e 01 documentário, assim selecionados: Ficção: “Balanceia”, de Thiago Oliveira e Juraci Júnior, de Rondônia; “A piscina de Caíque” de Raphael Gustavo da Silva, de Goiás; “Crisálida”, de Serginho Melo de Santa Catarina e “Opala azul Negão”, de Renné Brasil de Sa de São Paulo.

Entre as animações que fazem parte da 16ª Edição do Cinemazonia Itinerante, estão as cariocas “Miudinho”, de Eliane Gordeff e Cláudio, “O fim da fila”, de William Côgo e “Sviaz”, de Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux, Adriane Puresa, David Mussel, Anna Thereza Menezes, Alexandre Bersot, Jackson Abacatu e Ronaldo Oliveira. Fecham as animações os goianos, “O violeiro fantasma”, de Wesley Rodrigues e “O bagre de bolas”, de Luiz Botosso e Thiago Veiga. Fecha a programa o documentário “Xavante, Memória, Cultura e Resistência” de Gilson Costa, de Mato Grosso.

Para o cineasta Thiago Oliveira, um dos diretores da ficção “Balanceia”, estar com seu trabalho no Cinemazonia Itinerante é um incentivador, já que “essas exibições nos dão combustível para continuarmos nesse mergulho que é o fazer cinema na Amazônia”. Thiago destaca também que “o reconhecimento internacional que o Cineamazonia conquistou faz com que as produções exibidas sejam vistas por um grande público, não só local”.

A 16ª Edição do Cineamazonia Itinerante – Festival de Cinema Ambiental acontece na sexta-feira, dia 07 de dezembro, na cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, na Praça Santa Luzia a partir das 19:00 horas. A entrada é gratuita.

O Cineamazônia

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental surgiu há 16 anos na Amazônia Brasileira, com o objetivo de realizar a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, e a formação de plateia e a consciência sócio ambiental.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19