Coleta seletiva é ampliada em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), ampliou a coleta seletiva do lixo para o setor 02. O objetivo é diminuir o número de materiais recicláveis que são descartados na natureza. A ação já é realizada nos setores 01 e 03 e a retirada dos materiais no setor 02 serão feitas durante as quintas feiras. O trabalho será estendido no restante da cidade pelos agentes municipais conforme cronograma.
Um saco de lixo, na cor verde será disponibilizado nas residências para que o lixo seco seja separado e um caminhão para coleta seletiva passará uma vez por semana recolhendo o saco com materiais recicláveis. Os demais veículos que já fazem a retirada do lixo das lixeiras continuarão passando nas casas, normalmente.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Anderson de Gasperi, a iniciativa visa remover do lixo os materiais que podem ser reaproveitados. “A separação do lixo seco facilitará o melhor aproveitamento dos materiais, o que irá ocasionar a diminuição do lixo total, aumentando a vida útil do aterro sanitário, e assim ajudará a preservar o meio ambiente”, enfatiza.
O lixo seco que pode ser reciclado é composto principalmente por metais como, aço, alumínio, além de papeis, papelão, “tetrapak” e diferentes tipos de plásticos. Quando esses materiais são separados, facilita o trabalho de separação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ariquemes e Região e diminui a degradação ao meio ambiente.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19