Compromissos e perspectivas para faixa de fronteira de Rondônia serão foco de encontro em Guajará-Mirim
A região de fronteira Brasil-Bolívia, em Rondônia, vai sediar encontro entre membros do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) e autoridades municipais, estaduais e federais. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o foco do evento será debater as perspectivas para fortalecer a faixa e apresentar ações realizadas no Estado para o desenvolvimento da região.
No último dia do evento está prevista uma visita técnica ao município de Guayaramerín e palestra sobre o Governo do Estado de Rondônia, ministrada pelo secretário da Sepog, George Braga.
Para expor as iniciativas que deram certo nas questões de fronteira, a programação conta com as palestras sobre a Escola Trilíngue na Região Fronteiriça, ministrada pela representante da Escola Estadual Trilíngue João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã (MS); Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Sisfron, conduzida pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, major Costa Neves; Arranjo Produtivo Local da Sociobiodiversidade; e Captação de Recursos.
No último dia do evento está prevista uma visita técnica ao município de Guayaramerín e palestra sobre o Governo do Estado de Rondônia, ministrada pelo secretário da Sepog, George Braga.
AÇÕES
A restauração da BR 425, que liga a 364 à Guajará-Mirim; o Barco Hospital; e a Escola Bilíngue são exemplos de algumas ações desenvolvidas na região e que serão apresentadas durante o evento. São entregas que a população já está sendo beneficiada, mas que todos os atores envolvidos no desenvolvimento da faixa de fronteira devem conhecer melhor, disse a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. Ela lembrou ainda que algumas das ações a serem apresentadas fazem parte dos projetos prioritários do Plano Integrado de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDIF), elaborado pelo núcleo e entregue ao ministro da Integração, em 2012, pelo governador Confúcio Moura.
Para o secretário da Sepog, George Braga, o encontro vai reafirmar o compromisso das instituições que fazem parte do Neifro e das autoridades federais com a região, visando à melhoria da qualidade de vida da população da faixa de fronteira.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19