Rondônia, 16 de janeiro de 2025
Cidades

Compromissos e perspectivas para faixa de fronteira de Rondônia serão foco de encontro em Guajará-Mirim

A região de fronteira Brasil-Bolívia, em Rondônia, vai sediar encontro entre membros do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) e autoridades municipais, estaduais e federais. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o foco do evento será debater as perspectivas para fortalecer a faixa e apresentar ações realizadas no Estado para o desenvolvimento da região.



No último dia do evento está prevista uma visita técnica ao município de Guayaramerín e palestra sobre o Governo do Estado de Rondônia, ministrada pelo secretário da Sepog, George Braga.

Para expor as iniciativas que deram certo nas questões de fronteira, a programação conta com as palestras sobre a ‘Escola Trilíngue na Região Fronteiriça’, ministrada pela representante da Escola Estadual Trilíngue João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã (MS); ‘Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron’, conduzida pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, major Costa Neves; Arranjo Produtivo Local da Sociobiodiversidade; e Captação de Recursos.

No último dia do evento está prevista uma visita técnica ao município de Guayaramerín e palestra sobre o Governo do Estado de Rondônia, ministrada pelo secretário da Sepog, George Braga.

AÇÕES

A restauração da BR – 425, que liga a 364 à Guajará-Mirim; o Barco Hospital; e a Escola Bilíngue são exemplos de algumas ações desenvolvidas na região e que serão apresentadas durante o evento. “São entregas que a população já está sendo beneficiada, mas que todos os atores envolvidos no desenvolvimento da faixa de fronteira devem conhecer melhor”, disse a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. Ela lembrou ainda que algumas das ações a serem apresentadas fazem parte dos projetos prioritários do Plano Integrado de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDIF), elaborado pelo núcleo e entregue ao ministro da Integração, em 2012, pelo governador Confúcio Moura.

Para o secretário da Sepog, George Braga, o encontro vai reafirmar o compromisso das instituições que fazem parte do Neifro e das autoridades federais com a região, visando à melhoria da qualidade de vida da população da faixa de fronteira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19