Conferência das Cidades apresenta propostas de melhorias para Ji-Paraná
A etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades chegou ao final com os seus objetivos atingidos. No evento foram levantadas as principais questões que afetam o município de Ji-Paraná sob vários ângulos econômicos e sociais, e ainda eleitos os delegados representantes de Ji-Paraná que irão à etapa estadual em Porto Velho.
Durante a conferência foram apresentadas ao público presente cinco palestras: “Desenvolvimento urbano de Ji-Paraná” , “O Brasil urbano: a cidade que temos”, “A função social da cidade e da propriedade”, “Plano Diretor de Ji-Paraná” e “A cidade que queremos”, proferidas respectivamente pelo engenheiro civil, Carlos Antônio Trajano Borges, especialista em engenharia de trânsito e Tráfego do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e pelos arquitetos e urbanistas Vladimir Chagas, Luciana Ramalho, pelo geógrafo Marcelo Oliveira e pelo arquiteto e urbanista Djalma Arantes.
O Secretario Municipal de Governo, Ari Saraiva, presidente da comissão organizadora da Conferência, informou que Ji-Paraná avançou muito nas áreas de educação, habitação social, ambiental, trânsito, saúde e de geração de empregos, mas que ainda há muito a ser realizado.
Ele destacou as iniciativas estratégicas para o município que ainda serão implementadas nos próximos anos como os projetos de macros para cidade. “Temos o projeto de esgotamento sanitário já em licitação e o de drenagem de águas de chuvas aprovado, faltando a liberação dos recursos. São projetos grandes que juntos estão orçados em mais de R$ 400 milhões. A pesar disso, temos que lembrar que a nossa cidade está em formação e por isso é importante debatermos os temas que nos afetam diretamente todos os dias. Precisamos, mais do que criticar, temos achar as soluções de modo coletivo e torná-las realidade”, frisou Ari saraiva.
A vereadora Márcia Regina (PSB), representante da Câmara na Conferência, conduziu a discutição das propostas e aprovação de todos os seus dispositivos. “Dividimos os grupos por tema para dinamizar os debates e propostas. Acredito que conseguimos realizar uma conferência bastante objetiva e positivista”, ressaltou Márcia.
Propostas Definidas
- Que projetos de moradia popular contem com equipamentos comunitários como educação (creches e escolas em tempo integral), posto de saúde, saneamento, lazer com profissionais, devendo ser construídos simultaneamente às moradias;
- Sinalização visual urbana eficiente (placas de rua, parada de ônibus, entre outros);
- Implantação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano nos municípios do Estado de Rondônia com mais de 50 mil habitantes;
- Preservação, recuperação e revitalização dos mananciais, ampliando as ações para proteger o meio ambiente nas áreas rural e urbana de Ji-Paraná;
- Criação e implementação do Plano Territorial para obter o levantamento dos equipamentos públicos e comerciais com a finalidade de atender os diversos segmentos da sociedade e prever as prioridades da demanda;
- Instituição da coleta seletiva de resíduos sólidos por cooperativas e associação de catadores, nos três níveis de governo.
Os delegados eleitos nesta conferência que comparecerão à etapa estadual, em Porto Velho, são estes:
- Representante do Poder Legislativo Federal:
- Titular: João Bosco Ribeiro da Silveira
- Representante do Poder Executivo Estadual:
- Titular: Deisiane Moreira Soares Barreto
- Suplente: Edivaldo Alves da Silva
- Representante do Poder Executivo Municipal:
- Titular: Jeane Muniz Bioja Ferreira
- Suplente: Andréia Aparecida Basílio
- Representante do Poder Executivo Municipal:
- Titular: Lucimeire Eliane Zanettin
- Suplente: Jéssica Cristina Carreira
- Movimentos Sociais e Populares:
- Titular: Elias Carlos Paiva
- Entidades empresariais:
- Titular: Vanessa Goedert Alves
- Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa:
- Titular: Luiz Gustavo Lopes Gomes da Silva
- Suplente: Bruna Oliveira Lopes Silva
- Organizações não governamentais:
- Titular: Vilton Sanchotenc Pinto Filho
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim