Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Cidades

Contribuintes de Ji-Paraná podem pagar IPTU com desconto ou parcelado

Até o fim do mês de abril, todos os contribuintes receberão os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019, emitidos pela Prefeitura de Ji-Paraná. Os correios iniciaram nesta semana a distribuição dos mais de 53 mil talões. O imposto pode ser pago em até oito vezes e quem quitar à vista terá desconto de 10%. O vencimento da parcela única e da primeira parcela é o dia 13 de maio de 2019.

Conforme a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), o imposto não sofreu reajuste, apenas o realinhamento conforme a taxa de referência, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é uma exigência da legislação tributária.

Caso o contribuinte não receba o carnê, pode imprimir o boleto pelo site da www.ji-parana.ro.gov.br, no link Serviços/IPTU. Também é possível gerar o talão indo até a Gerência de Arrecadação na Subprefeitura, que fica localizada na Avenida Brasil, esquina com T-18, bairro Nova Brasília, segundo distrito da cidade.

Ainda de acordo com a Semfaz, alguns cidadãos têm isenção do imposto. Pessoas com deficiência, viúvas e idosos com mais de 65 anos de idade não precisam pagar IPTU. Quem ainda não está isento deve fazer o pedido junto a Gerência de Arrecadação do município. O benefício é concedido se a pessoa tiver renda de até três salários mínimos e morar no imóvel tributado.

O índice de inadimplência em Ji-Paraná, esclarece a prefeitura, é um dos mais altos do estado, chegando a 45%. Os contribuintes que não quitarem o IPTU podem ter os débitos inscritos em dívida ativa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19