Coren denuncia irregularidades na saúde de Ariquemes

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) denunciou irregularidades na contratação de profissionais de enfermagem na prefeitura de Ariquemes. Ao verificar as anomalias comunicou imediatamente a Justiça para que os serviços prestados na área de forma precária não prejudiquem a população.
De acordo com o Coren, embora haja vários profissionais da enfermagem aprovados em concurso público e aguardando serem chamados para trabalhar, a municipalidade optou em contratar serviços terceirizados para suprir as necessidades na área e desprezar os profissionais aptos para ingressarem ao serviço público.
Além de ferir princípios constitucionais, o ato da administração municipal de Ariquemes, é um sinal claro de desrespeito com a população humilde que utiliza o sistema público de saúde uma vez que o meio adotado de contratação precariza os serviços prestados: seja em relação a qualificação, seja em salários aviltantes. “Ao terceirizar os serviços a municipalidade burla as regras constitucionais que obriga o ingresso no serviço público via concurso de provas e títulos. A decisão é tão desastrosa que o pagamento por plantões beira a irresponsabilidade”, protestou Sílvia Neri, presidente do Coren.
Todas estas irregularidades da prefeitura de Ariquemes estão relatadas num documento encaminhado pelo Corem aos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas. “Saúde é para ser tratada com seriedade e prioridade pelos nossos gestores. A precarização da área afeta as pessoas mais necessitadas. Nossos profissionais também exigem respeito e tratamento dignos por parte das nossas autoridades”, protestou Sílvia.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS