Rondônia, 24 de abril de 2025
Cidades

Decreto estadual facilita logística em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, atingidos pela cheia

|
da Secom/RO

Diante da situação emergencial provocada pela cheia dos rios em Rondônia, o governo do estado publicou o Decreto nº 30.158, de 12 de abril de 2025, que autoriza medidas excepcionais para garantir o abastecimento e a continuidade das atividades econômicas nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. As novas regras se aplicam às operações iniciadas a partir de 20 de março de 2025 e às notas fiscais com registro de passagem pelo Posto Fiscal de Vilhena.

As empresas regularmente inscritas no cadastro do ICMS de Rondônia e localizadas nas cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré poderão, até o dia 30 de abril de 2025, alterar o local de descarregamento de mercadorias para outros municípios do estado, desde que respeitados os critérios estabelecidos. Além disso, fica autorizada a mudança do meio de transporte, incluindo o uso de embarcações ou aviões, quando o modal terrestre não for viável.

O decreto autoriza a mudança do meio de transporte, incluindo o uso de embarcações ou aviões

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que com o Decreto, “estamos garantindo que as empresas continuem recebendo mercadorias de forma regular, mesmo com as dificuldades de acesso terrestre. É uma resposta ágil e necessária para flexibilizar o abastecimento e a economia local”.

Procedimentos Fiscais

Para usufruir das medidas previstas no Decreto, as empresas com sede em Guajará-Mirim ou Nova Mamoré devem seguir alguns procedimentos:

O governo reforça que, as empresas devem manter sua regularidade fiscal e seguir todos os procedimentos previstos na legislação. A fiscalização poderá verificar a conformidade das operações, garantindo que a medida seja utilizada de forma adequada e com transparência. A autorização é válida apenas até o dia 30 de abril de 2025, podendo ser reavaliada conforme o desenvolvimento da situação climática e os impactos das cheias.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Condenado a 30 anos de prisão o homem que matou a esposa com facada na cabeça e tentou simular assalto

Justiça nega pedido de morador para retirada de poste da frente da garagem

Serviços públicos de Rondônia agora estão disponíveis no GOV.BR

Hospital de São Francisco do Guaporé recebe melhorias com projeto de eficiência energética da Energisa