Defesa Civil monitora o nível do rio Machado, em Ji-Paraná

A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), por meio do departamento da Defesa Civil, está monitorando o nível do rio Machado em Ji-Paraná. Nesta terça-feira (10), a marca registrada pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) foi de 7,69 metros. Na semana passada, entre os dias 5 e 6 de janeiro, o nível chegou a 8,30 metros.
“Emitimos o alerta laranja se o nível chegar a 10,30 metros de profundidade no rio Machado, onde pode ocorrer enchentes e atingir os moradores ribeirinhos. Se o nível bater na casa dos 11 metros, o alerta vermelho é acionado, e as equipes se mobilizam para atender aos desabrigados”, informou a coordenadora municipal da Defesa Civil, Meire Zanettin.
Em caso de enchente, a Semplan, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), trabalha para a retirada de famílias em áreas alagadas. As secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e de Saúde (Semusa) realizam os atendimentos sociais e médicos respectivamente.
Caso o nível do rio Machado continue subindo, áreas mais baixas como nos bairros Duque de Caxias, Primavera, Centro, Casa Preta, São Francisco, Novo Urupá e Urupá podem ser alagadas. Em fevereiro de 2022, o rio Machado chegou a 11,84 metros, superando a marca de 2014, quando as águas atingiram 11,67 metros.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS