Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Cidades

Defesa Civil prorroga por 90 dias estado de calamidade em Rondônia

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil extendeu por mais 90 dias o estado de calamidade pública em Rondônia por persistir a situação de anormalidade provocada pelas inundações do Rio Madeira, que se prolongaram por meses. A decisão está em portaria publicada na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União. O estado de calamidade pública permite maior celeridade nas ações de socorro e liberação de verbas.

Também foi autorizado o empenho e repasse de recursos de Defesa Civil no valor de R$ 601,6 mil para ações de reestabelecimento de recursos essenciais em Porto Velho, capital do estado. O prazo para a execução das obras e serviços é 180 dias.

Nos primeiros meses deste ano a cheia fez com que o Rio Madeira atingisse níveis históricos. Em abril, chegou a 30 mil o número de pessoas afetadas pelas inundações em Rondônia. No final do mesmo mês, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública. A inundação deixou intransitáveis trechos da Rodovia BR-364 que é a única ligação de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, cidades rondonienses na fronteira com a Bolívia e o estado do Acre, com o restante do país.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim