Rondônia, 04 de janeiro de 2025
Cidades

Desempenho de Candeias do Jamari no Ideb aumentou de 2019 para esse ano

O desempenho do município de Candeias do Jamari no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC) aumentou este ano, comparado com os dados de anos anteriores. O Ideb mede a qualidade do ensino fundamental e médio no país.

Segundo dados divulgados pelo MEC, a projeção é que Candeias tenha aumento significativo no desempenho de alunos da 4ª série / 5º ano e 8ª série / 9º ano, comparados com os dois últimos anos. No primeiro caso, em 2019 a nota era 5.1 e deve subir para 5.4. Já no segundo caso, a projeção é de 4.9 para 5.1.

Na avaliação geral de municípios de Rondônia, o desempenho de Candeias também foi significativo, saindo da última posição para a de número 43.

Três escolas se destacaram no Ideb de Candeias do Jamari. A EMEF Jonatas Coelho Neiva, por exemplo, que teve nota de 3,9 em 2017 e com os investimentos do Município tem projeção de ter 4.8 em 2021. Já na Escola Dom Joao Batista, a meta projetada era 4.7 e subirá para 4.8. Outra escola, a Mário Covas, saiu de 3.4 para 3.9.

De acordo com o MEC, o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.




SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura