Desempenho de Candeias do Jamari no Ideb aumentou de 2019 para esse ano
O desempenho do município de Candeias do Jamari no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC) aumentou este ano, comparado com os dados de anos anteriores. O Ideb mede a qualidade do ensino fundamental e médio no país.
Segundo dados divulgados pelo MEC, a projeção é que Candeias tenha aumento significativo no desempenho de alunos da 4ª série / 5º ano e 8ª série / 9º ano, comparados com os dois últimos anos. No primeiro caso, em 2019 a nota era 5.1 e deve subir para 5.4. Já no segundo caso, a projeção é de 4.9 para 5.1.
Na avaliação geral de municípios de Rondônia, o desempenho de Candeias também foi significativo, saindo da última posição para a de número 43.
Três escolas se destacaram no Ideb de Candeias do Jamari. A EMEF Jonatas Coelho Neiva, por exemplo, que teve nota de 3,9 em 2017 e com os investimentos do Município tem projeção de ter 4.8 em 2021. Já na Escola Dom Joao Batista, a meta projetada era 4.7 e subirá para 4.8. Outra escola, a Mário Covas, saiu de 3.4 para 3.9.
De acordo com o MEC, o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Veja Também
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura