Detran e PM realizam ação para tentar reduzir acidentes com motos em Ouro Preto do Oeste e Vilhena

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou no período de 28 de setembro a 1º de outubro, simultaneamente, nas cidades de Ouro Preto do Oeste e Vilhena, a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”. O trabalho é desenvolvido por agentes de trânsito estaduais e por policiais militares do Batalhão de Trânsito de Porto Velho com o objetivo orientar e conscientizar motociclistas, que são as principais vítimas de acidentes no trânsito.
O diretor técnico de fiscalização e ações de trânsito (Dtfat) e coordenador da operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, ressalta que mais de 50% da frota de Rondônia é composta por motocicleta e que os condutores e passageiros desse tipo de veículo são as maiores vítimas no trânsito. Por isso, a ação“Duas Rodas, Uma Só Vida” é voltada para eles. “A ação consiste em fiscalizar se o condutor da motocicleta é devidamente habilitado, pois o número de pessoas inabilitadas é muito grande”, alertou o diretor.
A atuação dos agentes de trânsito também consiste em alertar para os riscos de uma pessoa inabilitada conduzir veículos, principalmente motocicletas.
Os condutores abordados foram convidados a assistirem um vídeo de três minutos com imagens impactantes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A ideia é chamar a atenção que de muitos dos acidentes poderiam ser evitados, caso o condutor tivesse noções de direção defensiva e respeitasse a legislação de trânsito.
O comandante da equipe de Policiais Militares do Batalhão de Trânsito de Porto Velho (Bptran), tenente PM Antônio Garibalde, explica que enquanto os condutores assistem ao vídeo, os policiais militares e os agentes de trânsito fazem a vistoria nas motocicletas. As observações anotadas, como necessidade de fazer o conserto, trocar pneus que estejam sem condições de uso e pagamento do licenciamento do veículo, se estiver em atraso, são repassadas aos condutores.
“Todos esses fatores contribuem para que ocorram acidentes de trânsito. O veículo precisa passar por revisão periódica para oferecer segurança”, ressaltou o comandante.
Dados do Detran mostram que o total de veículos de Rondônia é de 1.081.136 veículos, sendo 550.339 mil são motocicletas e motonetas, ou seja, mais de 50% da frota do Estado. O município do Ouro Preto do Oeste, por exemplo, tem uma frota de 28.417 veículos, sendo 13.108 motocicletas, 4.400 motonetas.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS