Rondônia, 05 de maio de 2024
Cidades

DILMA VETA MAIS UMA VEZ CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS E ACABA COM SONHO DA PONTA DO ABUNÃ E DE TARILÂNDIA

Menos de um ano depois de ter vetado o projeto que criava novos municípios no país, a presidente Dilma Rousseff repetiu o ato nesta terça-feira, segundo o Diário Oficial da União, e vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, a proposta que tratava da criação, incorporação, fusão e o desmembramento de novas cidades.
Assim, mesmo tendo sido aprovado por Lei Estadual após plebiscito realizado em fevereiro de 2010, o Município de Extrema não irá ser criado, o mesmo ocorrendo com Tarilândia, que teve independência aprovada pela população em 2011. Os dois novos municípios aguardavam apenas a regulamentação da Lei vetada para elegerem seus novos dirigentes e passarem a existir.

A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal. "Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu Estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes", explica a mensagem de Dilma, direcionada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O plenário do Senado aprovou em 5 de agosto texto sobre a criação de municípios. O material seguiu para a sanção presidencial porque já havia passado pela Câmara dos Deputados. A votação da matéria tinha sido resultado de acordo entre Executivo e Legislativo após a presidente Dilma Rousseff ter vetado, em meados de novembro do ano passado, uma proposta apreciada pelo Congresso que regulamentava novos municípios.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Votação é tranqüila na região que tenta emancipação

Votos pelo SIM aumentam; 86,21% querem emancipação e 10,25% votam pelo NÃO

Assembléia aprova criação do município de Extrema de Rondônia

LÍDER DA EMANCIPAÇÃO DA PONTA DO ABUNÃ MORRE EM GRAVE ACIDENTE

"Zé Gaúcho" pode ter sofrido infarto antes de colidir veículo na BR-364

TSE VEDA ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM EXTREMA

TRE aprova realização de plebiscitos no dia da eleição

PM PRENDE DOIS EM MANIFESTAÇÕES EM JACY-PARANÁ; BR ESTÁ FECHADA

GOVERNO SE COMPROMETE A RECEBER MANIFESTANTES E BR-364 É LIBERADA EM EXTREMA