Doação e transplantes de órgãos são temas de fórum em Cacoal
Nesta quinta-feira (13), acontece em Cacoal um fórum sobre doação de órgãos e transplantes. Com início às 14h, o encontro será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal, tendo como público alvo profissionais da saúde.
PROGRAMAÇÃO
Desde que foi criada a CIHDOTT em Cacoal, o Hospital Regional realizou seis procedimentos de captação de rins e córneas. De acordo com a assistente social, este número só não é maior porque em muitos casos as famílias se negam a aceitar a captação de órgãos. Ao longo de quase três anos, houve várias oportunidades de realizar procedimentos de captação de órgãos, mas não foi possível devido a negativa da família. Por isso queremos neste fórum abordar a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas e encontrar formas de sensibilizar a comunidade para a doação de órgãos, enfatizou Risany.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum Doação e transplante de órgãos para salvar vidas contará com a realização de diversas palestras, entre elas: Importância da doação e transplante de órgãos; estatísticas de captação e transplantes em Rondônia; Diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores; atuação do CIHDOTT e; Procedimento de Captação e indicação do transplante de córneas.
Além das palestras, o fórum contará com o testemunho de pacientes com insuficiência renal crônica. O jornalista e apresentador Genésio Lima, pioneiro no município de Cacoal e o presidente da Associação de Renais Crônicos do Estado de Rondônia, Jonas Cavalcante, darão seus testemunhos ao final do evento.
O Fórum Doação e Transplante de Órgãos para salvar vidas está sendo organizado pelo governo de Rondônia, através da CIHDOTT HRC, em parceria com o Centro de Diálise de Cacoal TRS, Liga de Estudantes de Nefrologia da Facimed e Ciap Educacional.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável