Doação e transplantes de órgãos são temas de fórum em Cacoal
Nesta quinta-feira (13), acontece em Cacoal um fórum sobre doação de órgãos e transplantes. Com início às 14h, o encontro será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal, tendo como público alvo profissionais da saúde.
PROGRAMAÇÃO
Desde que foi criada a CIHDOTT em Cacoal, o Hospital Regional realizou seis procedimentos de captação de rins e córneas. De acordo com a assistente social, este número só não é maior porque em muitos casos as famílias se negam a aceitar a captação de órgãos. Ao longo de quase três anos, houve várias oportunidades de realizar procedimentos de captação de órgãos, mas não foi possível devido a negativa da família. Por isso queremos neste fórum abordar a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas e encontrar formas de sensibilizar a comunidade para a doação de órgãos, enfatizou Risany.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum Doação e transplante de órgãos para salvar vidas contará com a realização de diversas palestras, entre elas: Importância da doação e transplante de órgãos; estatísticas de captação e transplantes em Rondônia; Diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores; atuação do CIHDOTT e; Procedimento de Captação e indicação do transplante de córneas.
Além das palestras, o fórum contará com o testemunho de pacientes com insuficiência renal crônica. O jornalista e apresentador Genésio Lima, pioneiro no município de Cacoal e o presidente da Associação de Renais Crônicos do Estado de Rondônia, Jonas Cavalcante, darão seus testemunhos ao final do evento.
O Fórum Doação e Transplante de Órgãos para salvar vidas está sendo organizado pelo governo de Rondônia, através da CIHDOTT HRC, em parceria com o Centro de Diálise de Cacoal TRS, Liga de Estudantes de Nefrologia da Facimed e Ciap Educacional.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim