Duas crianças ainda estão desaparecidas após naufrágio no Rio Madeira

O Corpo de Bombeiros do Amazonas confirmou na noite desta quinta-feira (9) o número oficial de vítimas do naufrágio de uma lancha ocorrido no Rio Madeira, nas proximidades do porto de Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros de Manaus. Segundo o órgão, duas pessoas continuavam desaparecidas, sendo duas crianças de idades não confirmadas. Outras 18 pessoas foram resgatadas e hospitalizadas, totalizando 20 passageiros na embarcação.
Tanto os bombeiros quanto a Marinha do Brasil enviaram reforços para os trabalhos de busca após o naufrágio. Segundo os dois órgãos, a lancha chamada Vó Mulata afundou no final da manhã, por volta das 12h30. A embarcação saiu da comunidade de Rosarinho, em Autazes, a 113 quilômetros de Manaus, faria parada em Nova Olinda do Norte, e seguiria viagem para Borba, a 151 quilômetros da capital, quando apresentou problemas e afundou. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Todos os 18 sobreviventes foram resgatados e encaminhados ao Hospital de Nova Olinda do Norte Dr. Galo Manoel Ibanes. O estado de saúde deles não foi confirmado. Entre os passageiros também havia indígenas, segundo informou Gilmar Assunção, coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Nova Olinda.
Conforme a PM, a embarcação tombou e, em seguida, naufragou. “A lancha expresso perdeu a direção e tombou, vindo afundar, e por conta da correnteza do rio os tripulantes foram para baixo de uma balsa que estava parada no porto”, divulgou o órgão, em nota. “Existe a suspeita que o eixo de direção da lancha tenha quebrado e com a velocidade tenha acontecido o acidente”.
O delegado Mauro Roberto Canele, titular da Delegacia de Nova Olinda do Norte, está à frente das investigações. “Ele não tem informação concreta para passar porque está em diligência, mas vamos reunir dados e divulgar”, disse a assessoria de imprensa da Polícia Civil. O piloto da lancha foi conduzido até a delegacia para prestar depoimento. Até a noite, a Polícia Civil não havia se pronunciado sobre as investigações.
Veja Também
Lancha afunda no Rio Madeira com 20 pessoas; apenas 10 foram resgatadas
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada