Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Em fiscalização, na noite desta segunda-feira (30/12), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) constatou situações distintas no atendimento à população no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ji-Paraná, na Região Central do Estado.
No hospital, faltam medicamentos, curativos, insumos, estrutura física precária e insuficiência de profissionais para atendimento à população.
Já na UPA, o TCE-RO constatou que a unidade é funcional e bem conservada, com equipe organizada e infraestrutura adequada.
A fiscalização integra as ações que o Tribunal de Contas tem realizado em Rondônia, com foco na melhoria dos serviços de saúde prestados à população.
A situação encontrada pelo TCE-RO no Hospital de Ji-Paraná foi preocupante.
Faltam medicamentos para atendimento básico aos pacientes. Não há curativos e insumos, como seringas, tubos, máscaras, luvas, álcool, entre outros.
Em visita às farmácias do hospital, não havia profissional na escala. E ainda foi informado que, na noite do Réveillon, apenas um profissional atenderá as três farmácias do hospital. A situação se agrava, devido à exoneração de servidores.
No laboratório, faltam reagentes para exames essenciais.
Quanto à estrutura, faltam computadores, há cadeiras e portas de armárdios quebradas e móveis inadequados, impactando no conforto para os profissionais de saúde.
De acordo com a equipe de auditoria do TCE, as condições encontradas no Hospital de Ji-Paraná evidenciam a necessidade urgente de ações para recompor recursos humanos, regularizar o fornecimento de medicamentos, insumos e reagentes, e implementar melhorias estruturais.
Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ji-Paraná, a situação foi diferente. A começar da escala de profissionais, que estava completa e organizada no momento da visita.
O aparelho de Raio-X está com a manutenção em dia. Também havia profissional apto para operá-lo.
O laboratório contava com os insumos necessários para os exames e a conservação da unidade foi destacada pelo TCE-RO, devido ao bom estado das áreas, iluminação, banheiros e demais instalações.
Ouvidos pela equipe do TCE-RO, os pacientes presentes manifestaram sua satisfação com o atendimento prestado pela equipe de profissionais da UPA.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS