Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Cidades

Em Vilhena, 8 grávidas foram diagnosticadas com Zika vírus

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Vilhena, Maria Lima Siqueira Sato, confirmou na tarde desta segunda-feira, 28, o resultado positivo para o Zika vírus em oito grávidas. Os testes chegaram hoje e 12 suspeitas, que haviam sido notificadas, foram descartadas. A chefe do departamento acrescenta que das 8 grávidas, 5 estão no segundo trimestre de gestação; 2 no terceiro trimestre e 1 no primeiro.

“Sabemos que esse assunto ainda é muito novo para todos, mas queremos informar a população que estamos acompanhando através das equipes da Estratégia Saúde da Família as gestantes, além de oferecer 4 ultrassonografias e suporte psicológico, para todas as grávidas que foram diagnosticada com o Zika vírus”, explicou Maria Lima.

Segundo ela, apenas uma das oito submetidas ao teste já ganhou o seu bebê. “Graças a Deus o bebê nasceu sem intercorrências (sem microcefalia) devido ao Zika vírus. Logo que nasceu a criança realizou uma ultrassonografia de transfontanela normal (exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais no recém- nascido)” explicou. A Divisão Epidemiologia continuará acompanhando a família.

Prevenção para grávidas

As grávidas precisam redobrar os cuidados e esse é um momento de prevenção. “Temos que eliminar a possibilidade de água parada, para não surgir novos criadouros para o mosquito”.

Segundo o Ministério da Saúde, as orientações pertinentes as gestantes é o uso de repelente, claro indicado pelo seu médico, uso de roupas adequadas, uso de telas nas janelas e portas, e dormir com mosquiteiro. No caso de suspeitas de dengue, deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para serem também investigadas as outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A Secretária Municipal de Saúde- Semusa informou que, antes os exames eram enviados para fora do Estado, e hoje o exame realizado nas grávidas para o diagnóstico do Zika vírus já é realizado em Porto Velho no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia- LACEN/RO.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim