Em Vilhena, Prefeitura incentiva qualidade do ensino através de Conferência

Palestras Conforme o tema Educar é Criar Laços, os palestrantes interagiram com o público ao incentivarem a reflexão profunda, atitudes que externam e refletem o comportamento de cada pessoa. O professor e escritor paulistano, Celso Antunes autor de mais de 180 livros didáticos iniciou a programação das atividades da Conferência e ministrou sobre Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções. Ele orientou os educadores quanto aos estímulos que o cérebro de uma criança recebe e a forma como isso pode ser explorado, através de técnicas, para provocar o aprendizado utilizando-se de estímulos. Não devemos ter medo de errar, mas temos que nos esforçar para acertar, alertou Antunes. Outro palestrante foi o professor Max Haetinger, do Rio Grande do Sul que explanou sobre Criatividade, a revolução na sala de aula e aqueceu os participantes com várias técnicas dinâmicas, inclusive uma dançante. Segundo ele, a cultura do novo sempre se choca com a do passado, o que traz subsídios para o trabalho. Houve ainda a palestra intitulada Avaliação da aprendizagem: uma relação ética com o professor, Vasco Moretto, do Distrito Federal.
Exposição - Além das palestras, os participantes também puderam contemplar a exposição de quadros confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Cristo Rei, bem como diversos murais ilustrativos que demonstraram algumas das ações promovidas pela Educação do município.
Atração especial - O encerramento se deu com chave de ouro pela apresentação do grupo de Teatro Gaia, do estado de Minas Gerais. Com a peça Educação para uma nova consciência e o espetáculo Terapia protagonizado por Eliana Delphino e Rafael Tupinambá, o grupo deu um show de interação com o público. Eliana que é formada pelo Royal Ballet de Londres e pelo Teatro Municipal de São Paulo disse que a resposta das inquietações humanas está dentro de cada um de nós. Já o diretor do espetáculo Ruy Tupinambá tem em seu currículo cursos e trabalhos em conjunto com artistas cênicos renomados do país. Ao final, os educadores receberam os certificados pela participação no evento.
Histórico - Há sete anos, Vilhena promove e organiza a Conferência Municipal de Educação que tem como finalidade capacitar os educadores, preservar a qualidade do ensino municipal e incentivar a formação continuada. Desde então, o evento é prestigiado por um público sempre crescente, dado o nível elevado das palestras. No ano passado, compareceram ao evento quase 1.000 educadores.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS