Em Vilhena vacina contra H1N1 já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde
O coordenador do setor de Imunização do município de Vilhena, Adão Gonçalves, informou ao RONDONIAGORA que recebeu nesta segunda-feira as 16.530 doses da vacina de H1N1, e que rapidamente já distribuiu para todas as Unidades Básicas de Saúde.
Adão salientou que vacina é destinada aos grupos prioritários que são: crianças de 6 meses a 5 anos gestantes em qualquer idade gestacional,, idosos acima 60 anos,profissionais da saúde, povos indígenas, população carcerária,e funcionários do sistema prisional,,portadores de doenças crônicas, Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias),com laudo ou pedido atual do médico.
“É importante lembrar nesse momento que não temos casos ainda confirmados de H1N1 em Vilhena, apenas suspeitas. Só podemos confirmar os casos de H1N1 quando os exames chegarem do instituto Adolfo Lutz. Antes disso, são apenas suspeitas levantadas através dos sintomas apresentados. Peço a todos tenham calma, e verifiquem as informações muitas vezes repassadas, não procedem com a realidade”.
Segundo declarou o coordenador da imunização, Vilhena há mais de dois anos tem alcançado a meta de vacinação contra H1N1. A meta é vacinar 80% desse grupo prioritário.
“Ficamos surpresos porque aguardávamos o lote da vacina entre do dia 16 a 22 de abril, graças a Deus chegou antes do previsto, alguns publicaram que a vacina foi antecipada por causa das mortes, isso não confere, a vacina já estava prevista no calendário do Ministério da Saúde, ela já faz parte do quadro vacinal. Assim que lote chegou rapidamente já encaminhamos a vacina para todas as UBS no município. Dia 30 de abril sábado será dia D estaremos de atendendo em todas as UBS de 8h às 17h, pedimos que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar a carteira de vacinação.
Prevenções e orientações
Quem estiver gripado a orientação é evitar locais de grandes aglomerações. Abrir bem as janelas. Colocar a mão na boca ao espirrar ou tossir. Lavar bem as mãos com sabão e se possível sempre em seguida usar álcool gel. É necessário atentar-se aos sinais e sintomas da H1N1 que são bem semelhantes aos sintomas de uma gripe comum são: tosse seca, febre alta em geral acima de 38º C, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Uma vez transmitido o vírus os sintomas levam de três a sete dias para se manifestar.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19