Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Escola de Ji-Paraná tem 10% dos alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Dos 1.347 estudantes matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Ji-Paraná, 10% já estão inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento ocorre anualmente em todo o País com a participação de alunos das redes pública e privada, com a proposta de despertar e incentivar neles o interesse pelas áreas.

Ainda na fase de inscrição, a coordenadora da OBA na Aluízio Ferreira, Juliana Bessa, espera maior adesão ao evento neste ano. “Esses primeiros alunos inscritos manifestaram o desejo pela experiência adquirida em outras olimpíadas. Estamos em sala de aula explicando e motivando o surgimento de novos astrônomos e astronautas”, afirmou a coordenadora, que leciona química, física e ciências.

Valmir Teixeira Gonçalves e Maria Eduarda Oliveira Navarro são colegas de sala, no 2º ano. Ele quer entrar para a carreira das Ciências Jurídicas e ela pretende se formar em Engenharia Ambiental. Mas ambos têm algo em comum: a participação na OBA. “Nessas Olimpíadas terei oportunidade de conhecer mais profundamente sobre aerodinâmica, espaço, aviões, foguetes e satélites. O que são e para que servem”, apontou Valmir.

“Astronomia e astronáutica são temas que nunca experimentei conhecer voluntariamente. E como já participei, com êxito, de outras Olimpíadas, despertou em mim o interesse de saber mais, já que a área de abrangência é grande e envolve meus objetivos de vida, que é o meio ambiente”, disse Maria Eduarda, terceiro lugar na etapa estadual da Olimpíada de Química em 2015.

A OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) são eventos organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo de ambas é fomentar o interesse de jovens pelas áreas. Para tanto, a OBA e a Mobfog promovem a difusão dos conhecimentos básicos de uma maneira lúdica e cooperativa mobilizando estudantes em nível nacional.

A Olimpíada consiste na realização de uma prova sobre astronomia e astronáutica e será aplicada aos alunos inscritos na própria escola participante. Também faz parte do evento, a elaboração de foguetes sob a orientação de professores e coordenadores. Os participantes receberão medalhas, certificados, brindes, participarão da Jornada Espacial e Olimpíadas Internacionais. Mais informações podem ser obtidas no site da OBA.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19