Evento esportivo reúne militares, alunos e comunidade
Envolvendo cerca de mil pessoas entre participantes e organizadores ocorreu na parte de manhã desta quinta-feira o evento esportivo Projeto Vida Saudável, organizado em alusão do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril. A programação faz parte do calendário esportivo dos policiais promovido internamente nos quartéis todos os anos e que, agora, com a chegada de novos efetivos na área de saúde, foi realizada pela primeira vez para a sociedade civil.
O acontecimento teve lugar na praça e na quadra esportiva do Jardim dos Migrantes, em Ji-Paraná e foi coordenado pela Diretoria da Polícia Militar. Participaram das provas mais de 100 militares, muitos estudantes de escolas pública estadual e municipal, acadêmicos do curso de Educação Física do Ceulji/Ulbra, membros da Guarda Mirim de Ji-Paraná e também cidadãos comuns.
O evento teve inicio às 7 horas com um alongamento geral ministrado pelos alunos do curso de Educação Física e logo depois, às 8 horas foi dada a largada para a corrida que começou e terminou na própria Praça dos Migrantes, com percurso de 5 km para os homens e de 2,5 km para as mulheres. Participaram corredores de 18 anos (idade mínima) e até acima de 60 anos, divididos em três categorias e separados entre civis e militares. A premiação deu-se na quadra coberta com a entrega de medalhas pela tenente-coronel Elizabeth Nunes, para os que conquistaram do primeiro ao terceiro lugar em todas as categorias.
O slackline teve lugar na praça ao ar livre e reuniu muitos integrantes, entre homens e mulheres bem jovens desta modalidade esportiva que vem conquistando novos adeptos a cada dia. Também foram muito participadas as atividades de ginástica pilates, ministrada pela professora Bernardete, e a de zomba, uma atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. O projeto Educando com as Artes Marciais, desenvolvido por policiais da Polícia Militar para jovens, também fez sua apresentação coreografada, com 32 integrantes. A penúltima atividade do dia foi a Tae Bo, ministrada pelo soldado Vieira para um público basicamente feminino. Também conhecida como kickboxing aeróbica esta é uma modalidade de fitness que também vem ganhando as academias por que sai da rotina das aulas de aeróbica ao misturar movimentos de boxe, aeróbica e artes marciais. A gincana com os alunos colégio Gonçalves Dias e Jandinei Cella encerrou a programação já próxima da hora do almoço.
“Estamos muito felizes com o resultado das atividades hoje, aqui na Praça do Jardim dos Migrantes, com a participação bastante efetiva dos alunos das escolas públicas e do público que também compareceu em grande número. Tanto que acabou muito rapidamente as frutas que oferecemos para degustação e também a água”, declarou a tenente-coronel Elizabeth Nunes ao Rondoniagora. A corrida, segundo ela, foi o ponto alto. “Eu quero destacar a participação feminina nas provas e em especial das nossas militares, que fizeram bonito aqui nas ruas da cidade”, enfatizou.
A tenente-coronel disse, ainda, que com certeza repetirá o evento no ano que vem. “Este foi o marco inicial, com todo o apoio do comandante geral, que incentivou e permitiu que a gente oferecesse essa prática de atividades físicas para a comunidade. Em 2017 o dia 7 de abril será numa sexta-feira e ela será aprimorada a partir da experiência que recolhemos no evento de hoje”, concluiu a millitar.
Veja Também
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura