Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Cidades

Ex-prefeito em Vilhena é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro

A juíza de direito Liliane Pegoraro Bilharva, 1ª Vara Criminal de Vilhena, condenou o ex prefeito Zé Rover (PP) e os ex secretários municipais Gustavo Valmórbida e Bruno Pietrobon a mais de oito anos de reclusão em regime fechado pelas práticas dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O empresário Eduardo Molinari teve a pena fixada em quatro anos e o cumprimento será no semiaberto.

Os ex agentes públicos foram acusados de receberem propina de pelo menos R$ 160 mil no período compreendido de 2014 a 2015. Conforme apurado pela Polícia Federal durante as operações realizadas nos dois últimos anos, que resultou na ação penal, a confissão foi feita pelo empresário e posteriormente pelos denunciados, que confirmaram como funcionou o “esquema”.

Segundo os depoimentos dos próprios acusados, a vantagem indevida foi paga em troca da diminuição de uma dívida da empresa de Molinari com a Prefeitura Municipal, decorrente de débitos tributários. O valor, de acordo com a confissão feita à Polícia e mantida em juízo, foi destinado a custear despesas de campanha eleitoral do então prefeito Rover.

Ao fundamentar a sentença, a magistrada optou por não aplicar os benefícios do instituto das colaborações premiadas. Segundo o entendimento da juíza, o delator não “preenche os requisitos para obtenção do benefício legal”. Acentuou que a mera confissão acerca da prática delituosa não é o suficiente para sua aplicação.

Quanto a Rover, que aguarda homologação de sua delação, pendente perante o Supremo Tribunal Federal, a magistrada não acatou o pedido de suspensão do processo, fundamentando que o prosseguimento da ação, em nada poderá prejudicar o acusado, porém ressaltou que para a obtenção dos prêmios legais “as informações na delação devem ser comprovadas, o que será realizado após homologação, se for o caso”, condições que motivaram o indeferimento do pedido feito pela defesa.

LEIA A SENTENÇA NA ÍNTEGRA

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim