Rondônia, 07 de janeiro de 2025
Cidades

EX-SECRETÁRIO DE AÇÃO SOCIAL DE MACHADINHO É PRESO EM AÇÃO DO MP

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), e a Polícia Civil cumpriram na sexta-feira, 27 de janeiro, mandado de prisão preventiva contra Jucimar Alves Vieira, ex-secretário municipal de Ação Social de Machadinho do Oeste/RO.

Durante o curto espaço de tempo em que ocupou o cargo, Jucimar praticou vários ilícitos. Entre os descobertos pelo MP-RO, constam fraudes na concessão de diárias a ele próprio e a outros servidores, sendo que, na verdade, ele se apropriava de todo o valor, causando assim o prejuízo total aproximado de R$ 38.724,07 sem correção.

Outro ilícito detectado pelo Ministério Público foi a apropriação da quantia de R$ 3.020,00 mediante fraude na aquisição de passagens terrestres, inclusive com a utilização de um ofício judicial falso (tanto no conteúdo, quanto na assinatura da magistrada que respondia pela comarca à época). Por conta desses ilícitos, foram ajuizadas duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa e duas ações penais por crime de peculato contra ele. Logo após a descoberta dos ilícitos, Jucimar foi exonerado administrativamente do cargo e tomou rumo ignorado, sendo esse o motivo da decretação da prisão preventiva.

Se condenado, Jucimar Alves Vieira pode receber pena de reclusão de dois a doze anos, além de suspensão de direitos políticos, multa civil, ressarcimento do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou ocupar cargo público.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura