Ex-vereador é condenado por utilizar carro oficial para fins particulares
O Juízo da comarca de Rolim de Moura condenou um ex-vereador ao pagamento do valor recebido como remuneração quando parlamentar pela prática de ato de improbidade administrativa. Ele, durante o exercício do cargo, utilizou o veículo oficial da Câmara de Vereadores para levar sua filha para faculdade e outras duas pessoas para realizarem exames médicos no município de Vilhena. Da sentença cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Em sua defesa, o ex-vereador disse que não agiu com dolo ou má-fé, pois a viagem se deu para trocar experiência e conhecimento com vereadores de outras localidades, buscando implantar, na época em que exercia o mandato, projetos de lei que funcionaram em outros municípios, tendo tomado conhecimento de dois projetos de lei que, no seu entender, seriam úteis para Rolim de Moura.
Ainda, segundo o ex-parlamentar, apenas sua filha foi com ele, tanto que naquela época fora instalada sindicância administrativa para averiguar o caso e esta foi arquivada após apuração dos fatos. Não transportei nenhum doente para realizar exame em outro município, escreveu o ex-vereador em sua defesa.
Porém, para o Juízo, o ex-vereador não poderia ter aproveitado o ensejo de um deslocamento para tratar de assuntos profissionais para satisfazer interesses particulares, pois, efetivamente, tal circunstância denota uma ampliação da utilização do bem público para finalidades diversas das quais o mesmo pode ser utilizado. Agindo assim, o parlamentar feriu os princípios da Administração Pública da probidade, moralidade e especialmente da impessoalidade ao concomitantemente satisfazer o interesse particular dele e de terceiros (especificamente sua filha, ao levá-la para a Unir em Vilhena), pontuou o Juízo na sentença.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim