Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Cidades

Ex-vereador que matou adversário político por vingança é condenado a 15 anos de prisão

O ex-vereador por São Francisco do Guaporé, Nestor Valdir Saldanha, foi condenado pelo Tribunal de Júri a 15 anos de prisão pela morte do então vereador João Mello Zeferino, crime ocorrido no dia 17 de dezembro de 2002.

O julgamento, realizado na quarta-feira (20/11), teve a acusação sustentada pela Promotoria da Comarca de São Francisco do Guaporé. O Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público de que o crime foi cometido por motivo fútil, com recurso que impossibilitou a defesa da vítima, pois, além de estar desarmada, foi pega totalmente desprevenida pelo ataque do réu.

De acordo com o apurado, o denunciado e a vítima, ambos então vereadores de São Francisco de Guaporé, haviam disputado a eleição para presidência da Câmara de Vereadores daquela cidade. O denunciado procurava reeleger-se presidente, mas a vítima ganhou o pleito, o que originou o desejo de vingança por parte do vereador derrotado. No dia do crime, haveria a última sessão em 2002, presidida pelo denunciado. Este aguardou dentro do prédio da Câmara a chegada da vítima e, quando esta entrou no local, efetuou três disparos de arma de fogo que ocasionaram a morte de João Mello Zeferino.

Considerando que o acusado respondeu ao processo em liberdade, o Juízo concedeu-lhe o direito de recorrer da pena na mesma condição. O júri só foi realizado agora porque o réu estava foragido e só foi localizado no ano de 2016.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim