Rondônia, 23 de novembro de 2024
Cidades

Funasa coloca o saneamento básico de Rondônia em destaque no Brasil

|
da Assessoria

Uma grande notícia para o desenvolvimento social e, em especial para a saúde  de Rondônia foi anunciada no último dia 23, pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado, João Marcos de Siqueira. Durante audiência realizada no município de Guajará-Mirim foi entregue o Plano Municipal de Saneamento (PMSB), desenvolvido pelo Ifro em parceria com a Funasa e municípios. 

De acordo com o superintendente, “talvez a maioria da população de Guajará-Mirim e de Rondônia não tenha muita noção no que estávamos fazendo no município naquele dia, mas sem dúvida o que foi entregue naquele momento irá entrar para história de Guajará, de Rondônia e do Brasil, como um marco de um novo tempo”, disse Siqueira

O município de Guajará-Mirim, junto com outros 18 municípios de Rondônia, que também receberão seus planos de Saneamento Básico até final deste ano, estarão entrando para o roll do marco legal do saneamento, que irá beneficiar neste primeiro momento, aproximadamente 265 mil habitantes em todo estado. 

O plano de saneamento, se acordo com Siqueira, tem como propósito dotar o município de um acervo de documentos de planejamento que irá subsidiar a gestão municipal para investimento na área de saneamento para os próximos 11 anos, com indicação de ações e metas a serem alcançadas, por ordem de prioridades, com valores e prazos, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 05/01/2007, alterada pela Lei nº 14.026, de 15/07/2020. Um planejamento denso, completo e integrado às demais políticas de saúde pública. 

Com essa ação da Funasa, Rondônia passa a ter os primeiros municípios do país em consonância com a nova lei e para João Marcos de Siqueira, “são os primeiros de muitos entregues pela Funasa, fruto de um trabalho incansável dos servidores, pesquisadores, colaboradores e população, da Funasa, do IFRO e dos municípios”, disse. 

“É a Funasa cumprindo seu papel de promover a saúde pública e a inclusão social, como bem define sua missão institucional. Estamos tratando esse evento como um verdadeiro legado para a nossa população e um orgulho para nós que somos servidores e temos a missão de atender à população, trazendo melhoria na qualidade de vida de cada um. É sem dúvida, uma das coisas mais importantes para a população de Guajará-Mirim e para os demais 18 municípios que terão seus planos de saneamento prontos para serem executados, melhorando a qualidade de vida da população, com reflexo importante na saúde pública dos rondonienses. Esse é o nosso papel essa é a nossa missão”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos

Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal

Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável

Com mais de R$ 3 milhões repassados pelo Fitha, Prefeitura de Porto Velho recupera 1.600 quilômetros de estradas rurais