Rondônia, 07 de setembro de 2024
Cidades

Gestores de Rondônia discutem aprimoramentos durante V Encontro de Prefeitos

As prefeituras de Rondônia deverão implantar um pacote de programas inovadores que visam melhoria de vida para a comunidade. A destinação dos resíduos sólidos das cidades, a criação de um instituto de previdência e a implantação do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios são as principais metas do municipalismo no estado. Amplos debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos e a Lei de Responsabilidade Fiscal foram trabalhados em parceria com Tribunal de Contas, durante o V Encontro de Prefeitos de Rondônia, nesta segunda e terça feira (26 e 27), em Cacoal.


O encontro aconteceu no hotel Cacoal Selva Park, no município de Cacoal. Novas reuniões deverão acontecer nos próximos dias, para definição sobre a implantação dos projetos e programas sugeridos pela AROM.

Os prefeitos debateram as vantagens dos projetos de iniciativa da AROM, que visam melhor prestação de serviços aos munícipes e mais condições para administrar. Entre eles estão a economia que poderá ser feita com a implantação do Diário Eletrônico e o Regime Próprio de Previdência para os servidores dos municípios. O tratamento adequado do lixo das cidades também foi ponto de discussão entre os participantes, que deverão dar um destino ecologicamente correto para os resíduos sólidos coletados e que não poderão mais ficar a céu aberto, de acordo com o secretário Geral da entidade, prefeito de Vale do Paraíso, Charles Luiz, que palestrou sobre o assunto.

O encontro aconteceu no hotel Cacoal Selva Park, no município de Cacoal. Novas reuniões deverão acontecer nos próximos dias, para definição sobre a implantação dos projetos e programas sugeridos pela AROM.

Avaliação

Para o presidente da AROM, Laerte Gomes e vice Luiz Gomes, de Nova União, o encontro trouxe resultados positivos. “Nestes dois dias os prefeitos rondonienses tiveram a confirmação de que o municipalismo unido é sinônimo de crescimento. O diferencial do evento foi a participação dos representantes do TCE, que trouxeram esclarecimentos importantes sobre a conduta jurídica dos gestores. Alem disso, pudemos apresentar as propostas da associação e as atividades desenvolvidas durante os nove meses que estou a frente da AROM”, disse Laerte, que prestou homenagem ao conselheiro Rochilme Mello, pela relevância nos serviços prestados ao estado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo do estado garante que reduziu focos de incêndio após operação integrada e ações de fiscalização

Governo aumenta efetivo de tropas de segurança no Parque Estadual Guajará-Mirim em reforço no combate às chamas

Crise ambiental leva Acre a suspender aulas em todo o estado

Ex-servidor da Defensoria Pública é preso em Ariquemes, após pedido do MPRO