Governo de Rondônia abre inscrições para segunda edição do Vencer com 3 mil vagas para 20 municípios

Com a oferta de três mil vagas em cursos profissionalizantes de 12 segmentos diferentes, o governo de Rondônia abriu, às 10h, desta sexta-feira (23), por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), as inscrições da segunda edição do programa Vencer. Para se inscrever até 31 de julho, o interessado deve ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), residir em Rondônia e ter no mínimo 16 anos. Beneficiária ativa ou não do programa Mulher Protegida, catador de materiais recicláveis, pessoa com deficiência e mãe atípica estão no grupo prioritário. A inscrição é realizada no portal do governo de Rondônia, gratuitamente, com acesso pelo Gov.br e Número de Identificação Social (NIS).
Além da capacitação profissional gratuita, incluindo material didático, o programa lançado em 2024 pelo governo estadual garante também auxílio financeiro de R$ 200 por aluno, durante um ano; e ao final kit profissional para começar a trabalhar ou empreender, gerando emprego e renda para outras pessoas.
Os cursos disponibilizados são nos segmentos de:
Energia;
Alimentos e Bebidas;
Vestuário;
Tecnologia da Informação;
Automotiva;
Refrigeração e Climatização;
Gestão;
Comércio;
Turismo;
Gastronomia; e
Moda e Beleza.
A secretária da Seas, Luana Rocha, citou que o investimento do governo estadual no programa neste ano é de R$ 26 milhões com o intuito de garantir mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e transformação de vidas para quem mais precisa de apoio público. “Com o Vencer não é dada apenas o peixe, mas a vara para pescar e condições para que os beneficiários possam avançar profissionalmente”, reforçou.
NOVIDADES
Entre as novidades da 2ª edição do Vencer, está a expansão para mais 10 municípios do estado, totalizando 20. A distribuição das vagas foi feita com base na demanda de cada município.
Para a Região I: são ofertadas 795 vagas para Porto Velho e 145 para Candeias do Jamari;
Regional II: Ariquemes (170) e Buritis (185);
Regional III: Jaru (100) e Machadinho d’Oeste (100);
Regional IV: Ouro Preto do Oeste (70) e Mirante da Serra (50);
Regional V: Ji-Paraná (195) e Presidente Médici (135);
Regional VI: Cacoal (150) e Pimenta Bueno (150);
Regional VII: Vilhena (145) e Colorado do Oeste (145);
Regional VIII: Rolim de Moura (135) e Alta Floresta d’Oeste (95);
Regional IX: São Miguel do Guaporé (45) e São Francisco do Guaporé (65); e
Regional X: Guajará-Mirim (50) e Nova Mamoré (75).
Para quem já concluiu um curso, é permitido fazer o segundo, desde que no ato da matrícula apresente o certificado de conclusão do anterior. Nesse caso, não será disponibilizado auxílio financeiro, apenas o kit profissional.
Na primeira edição, o Vencer teve 2.837 alunos matriculados nos 10 municípios contemplados inicialmente (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Nova Brasilândia d’Oeste e Costa Marques), dos quais 1.382 concluíram e 822 já receberam o kit profissional, que segue calendário de entrega por conclusão.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS