Governo inicia o Programa de Segurança Rural no interior do estado
O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec , inicia hoje 09 de outubro, o lançamento do programa de segurança rural no interior do estado. O programa conta com a Patrulha Rural, realizada pela Policia Militar, com equipamentos especializados para o campo e com monitor de problemas criminais, que se trata de um conjunto de programas de inteligência especializada em crimes do campo, que será lançado em 17 cidades até o dia 21 deste mês.
O governador de Rondônia Marcos Rocha, reafirma o compromisso com a segurança, “O Rede Rural é uma iniciativa que visa fortalecer a segurança das áreas rurais, promovendo a colaboração entre a comunidade e as forças policiais, e permite que os residentes dessas áreas estejam melhor preparados para enfrentar desafios relacionados à segurança, além de ser um meio eficaz de comunicação com as autoridades competentes. Esse é nosso compromisso, garantir a segurança de todos os rondonienses, seja nas cidades ou zonas rurais” frisou.
O secretário de Segurança Felipe Vital, destaca que o programa funciona semelhante a uma rede de Vizinhos “O Rede Rural é um programa preventivo da Polícia, que opera de forma semelhante à Rede de Vizinhos, e tem como objetivo aumentar a segurança das comunidades rurais, permitindo que os moradores se organizem em grupos para trocar informações e dicas de segurança. Além disso, a Policial Militar também faz parte desses grupos, atuando como um elo entre a comunidade e as autoridades policiais” afirmou.
REDE RURAL
O programa de segurança rural, que conta com o aplicativo Rede Rural, desenvolvido em parceria público- privada, não tem custo para o Estado e nem para o produtor rural. Em contrapartida, o governo entra com a mão de obra dos policiais que foram preparados e treinados, para atuarem no cadastramento dessas pessoas e alimentar o aplicativo com informações que facilitem o trabalho do governo do Estado, a fornecer uma Segurança Pública mais célere e de qualidade, para aqueles que moram em área agrícola. Tendo em vista que o aplicativo é apontado como favorável, para facilitar esse acesso da população com a polícia, visando a captação e tratamento de dados sobre as propriedades, a frequência de crimes e outros riscos nas localidades realizados pela empresa, permitindo assim, a criação de rotas inteligentes para as patrulhas rurais da PM.
O Programa já acontece em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes. Dessa forma, o governo de Rondônia está dando continuidade ao Programa, expandindo para mais cidades do interior. Agora as cidades atendidas são: Chupinguaia, Cerejeiras , Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Alta Floresta, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho, Buritis, Alto Paraíso, Ariquemes, Rio Crespo, Triunfo, Jaci-Paraná, Nova Mamoré e São Miguel, totalizando com as regiões que o programa já atende, 23 localidades, entre cidades e distritos.
Veja Também
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura
Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024