Governo inicia o Programa de Segurança Rural no interior do estado

O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec , inicia hoje 09 de outubro, o lançamento do programa de segurança rural no interior do estado. O programa conta com a Patrulha Rural, realizada pela Policia Militar, com equipamentos especializados para o campo e com monitor de problemas criminais, que se trata de um conjunto de programas de inteligência especializada em crimes do campo, que será lançado em 17 cidades até o dia 21 deste mês.
O governador de Rondônia Marcos Rocha, reafirma o compromisso com a segurança, “O Rede Rural é uma iniciativa que visa fortalecer a segurança das áreas rurais, promovendo a colaboração entre a comunidade e as forças policiais, e permite que os residentes dessas áreas estejam melhor preparados para enfrentar desafios relacionados à segurança, além de ser um meio eficaz de comunicação com as autoridades competentes. Esse é nosso compromisso, garantir a segurança de todos os rondonienses, seja nas cidades ou zonas rurais” frisou.
O secretário de Segurança Felipe Vital, destaca que o programa funciona semelhante a uma rede de Vizinhos “O Rede Rural é um programa preventivo da Polícia, que opera de forma semelhante à Rede de Vizinhos, e tem como objetivo aumentar a segurança das comunidades rurais, permitindo que os moradores se organizem em grupos para trocar informações e dicas de segurança. Além disso, a Policial Militar também faz parte desses grupos, atuando como um elo entre a comunidade e as autoridades policiais” afirmou.
REDE RURAL
O programa de segurança rural, que conta com o aplicativo Rede Rural, desenvolvido em parceria público- privada, não tem custo para o Estado e nem para o produtor rural. Em contrapartida, o governo entra com a mão de obra dos policiais que foram preparados e treinados, para atuarem no cadastramento dessas pessoas e alimentar o aplicativo com informações que facilitem o trabalho do governo do Estado, a fornecer uma Segurança Pública mais célere e de qualidade, para aqueles que moram em área agrícola. Tendo em vista que o aplicativo é apontado como favorável, para facilitar esse acesso da população com a polícia, visando a captação e tratamento de dados sobre as propriedades, a frequência de crimes e outros riscos nas localidades realizados pela empresa, permitindo assim, a criação de rotas inteligentes para as patrulhas rurais da PM.
O Programa já acontece em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes. Dessa forma, o governo de Rondônia está dando continuidade ao Programa, expandindo para mais cidades do interior. Agora as cidades atendidas são: Chupinguaia, Cerejeiras , Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Alta Floresta, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho, Buritis, Alto Paraíso, Ariquemes, Rio Crespo, Triunfo, Jaci-Paraná, Nova Mamoré e São Miguel, totalizando com as regiões que o programa já atende, 23 localidades, entre cidades e distritos.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim