Hermínio diz que ribeirinhos são os mais interessados na preservação dos rios
O presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) saiu em defesa dos ribeirinhos e pescadores em Audiência Pública realizada na quinta-feira (18) na cidade de Pimenteiras onde se discutiu uma nova proposta de lei para o setor pesqueiro. Segundo o presidente da ALE, são eles, pescadores e ribeirinhos, os mais interessados na preservação da bacia hidrográfica do Guaporé/Mamoré uma vez que é dos rios que eles tiram o sustento.
O deputado, entretanto, disse que é possível uma convivência harmoniosa entre a pesca profissional e o setor de turismo e convidou os representantes do setor turístico a propor um debate para que sejam definidas políticas públicas também para o segmento. A ALE hoje está aberta para o debate para todos os segmentos. Quem sabe o que é melhor para o povo é o povo e se o setor que explora o turismo com base na bacia hidrográfica e a pesca esportiva quiser nos estaremos prontos para debater e buscar o melhor caminho, disse Hermínio.
Ao término da audiência pública o deputado visitou a sede da colônia dos pescadores de Pimenteiras acompanhada de pescadores, da presidente da federação de pescadores artesanais Z-3 de Pimenteiras, Rosilene Chamo, do superintendente federal da pesca e agricultura no Estado de Rondônia, Jener Tavares de Menezes, do presidente da federação da pesca em Rondônia Hélio Braga, prefeitos e vereadores. Ele disse que o próximo passo agora é apresentar uma nova proposta de lei na Assembleia Legislativa já para a próxima semana para ser apreciada e votada pelos deputados. Ele acredita que é possível aumentar a quantidade de pescado por semana por pescadores, hoje estipulado em 70 quilos sem prejuízo à fauna aquática. Ninguém quer matar o Guaporé, temos que proteger essa riqueza do nosso Estado e ninguém tem mais amor pelo Guaporé do que eles, disse Hermínio, se referindo aos pescadores e ribeirinhos.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19