Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Cidades

IBAMA DIZ QUE VAI APENAS NOTIFICAR POSSEIROS EM BOM FUTURO E DARÁ 6 MESES PARA DESOCUPAÇÃO

O IBAMA em Rondônia anunciou nesta segunda-feira que irá conceder prazo de 6 meses para os posseiros deixaram pacificamente a área invadida da Floresta Nacional do Bom Futuro. O trabalho de notificação começa na terça. Hoje estão sendo realizados os ajustes finais na logística da operação.
De acordo com o superintendente do IBAMA em Rondônia, a operação consiste em notificar os posseiros sobre a retirada do gado em um prazo de seis meses e também fiscalizar e impedir o desmatamento e a saída da madeira daquela área. Ele explica que a operação é o cumprimento de ação civil pública movida pelo Ministério Público à Justiça Federal, que determinou legalmente a ação.

Segundo dados do IBGE, cerca de 1.500 pessoas ocupam a reserva de Bom Futuro. Porém, segundo o superintendente do IBAMA César Guimarães, provavelmente há um maior número de pessoas habitando na região. Como a reserva pertence à União e têm fins de preservação ambiental, os posseiros que lá vivem não mais poderão permanecer ali.

O INCRA está fazendo o cadastramento dos posseiros e checando os posseiros que tem condições de serem reassentados. Os posseiros que forem retirados de Bom Futuro serão alocados para outra área, fora da reserva. Além de IBAMA e INCRA, o Instituto Chico Mendes, Sipam, Exército, Força Nacional e Polícia Ambiental participam da operação.
O superintendente evita comentar a ação após a notificação e o prazo para saída, uma vez que acredita não haver resistência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024

MPRO recomenda suspensão de concurso em Cacoal e disponibiliza formulário para candidatos informem falhas na aplicação das provas