Idaron alerta para o fim do prazo de vacinação contra febre aftosa em Rondônia
Os pecuaristas de Rondônia que ainda não vacinaram seu rebanho contra a febre aftosa devem correr contra o tempo e adquirir a vacina antecipada para imunização de bovinos e bubalinos até o próximo domingo (15), quando encerra esta campanha. O alerta é do presidente da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), José Alfredo Volpi, que pediu diligência aos criadores para evitar complicações de ordem legal e multas desnecessárias.
Segundo ele, o governo de Rondônia pretende fechar até domingo a campanha de vacinação com a imunização de 100% do rebanho, de 0 a 2 anos (24 meses), mas é preciso declarar a totalidade dos animais de todas as propriedades (todo o rebanho), de modo que a Idaron possa planejar suas ações, e o estado possa dispor de dados estatísticos confiáveis para também organizar e planejar políticas específicas para o setor.
O presidente da Idaron foi incisivo e fez questão de chamar a atenção de todos os criadores para a importância de se observar o prazo para vacinar, assim como para declarar na Agência o resultado da vacinação, o que deverá ser feito até o próximo dia 20.
A não vacinação dos animais desta faixa etária nesta campanha implica na imputação de multa no valor de R$ 152,72 por animal não vacinado. Já a não declaração no prazo prevê multa no mesmo valor, por propriedade, lembrando que o pecuarista, neste ato, deve declarar os animais vacinados e não vacinados, todo o rebanho.
Segundo dados da Agência Idaron, desde o lançamento da campanha até a manhã desta quarta-feira (11) foram declarados 7.933.107 cabeças de gado de 57.225 proprietários do Estado de Rondônia, que representam 62% do total do rebanho estadual -, números que são atualizados a todo instante, e que indicam um aumento considerável do rebanho estadual de bovino e bubalino.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim