IFRO lança foguetes construídos por alunos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, (IFRO), Campus Cacoal, promove nesta quarta o lançamento de foguetes construídos pelos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O foguete será construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficará presa numa base de lançamento também presa ao chão, construída pelos alunos e terá como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio só pode ocorrer dentro do foguete e não na base de lançamento.
Somente poderão ser lançados foguetes obliquamente, pois o objetivo é obter o MAIOR ALCANCE HORIZONTAL POSSÍVEL. Os coordenadores do projeto medirão em metros os alcances obtidos pelos foguetes medido entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete.
Além desta etapa prática, os alunos participantes farão uma prova escrita no dia 13 de maio para complementar os requisitos da OBA, que pode premiar os participantes com medalhas, certificados, troféus e participação na Jornada de Foguetes, uma etapa nacional para a qual se classificam cerca de 200 equipes de alunos.
O evento é público, gratuito e aberto à toda a comunidade que queira prestigiar.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável