Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Cidades

Inauguração de posto de Identificação em Buritis extingue viagens longas e filas para emissão de documentos

Maria Clara recebe a primeira carteira de identidade emitida com informações do Posto de Identificação de Buritis

Os moradores do município de Buritis, distante cerca de 350 quilômetros de Porto Velho, podem, a partir de agora, obter o Registro Geral, ou carteira de identidade, sem precisar fazer longas viagens e enfrentar madrugadas nas filas. A cidade ganhou um Posto de Identificação, inaugurado nesta sexta-feira (22), pelo vice-governador Daniel Pereira.

O Posto de Identificação funciona numa sala do Centro de Referência de Assistência Social de Buritis, na rua Cujubim, setor 3.


Têm dois funcionários do município para atendimento. Ana Lúcia Medeiros e Roniclei Gonçalves Pinheiro foram treinados em Porto Velho para coletar dados, que serão encaminhados ao Instituto de Identificação Científica e Criminal Engrácia da Costa Francisco, órgão ligado à Polícia Civil do Estado, para processar e emitir os documentos.

Segundo Roniclei, o posto receberá demanda muito grande, pois para ele convergirão, também, moradores dos distritos próximos como Rio Pardo, Jacinópolis, Campo Novo, Rio Branco e Minas Novas. “Parte dos atendimentos será para atender quem não tem o documento, outra parte virá para renovar”, prevê.

AGENDAMENTO

Ana Lúcia está atenta para o volume de serviço que terá pela frente e planeja estabelecer um agendamento para quem mora na cidade. “Quem vem da zona rural não pode perder tempo, então, teremos que providenciar a coleta logo”, diz. Os servidores admitem que a proposta precisa ser testada. Este é um dos desafios a serem enfrentados por eles. Buritis é o centro administrativo de distritos de vários municípios da região. As ruas são movimentadas e o comércio é forte. Ter um órgão para emitir carteiras de identidade com mais agilidade é de grande importância.

Os postos de identificação devem ser espalhados pelos demais municípios. É uma necessidade que se traduz em cidadania. Afinal, não ter um documento de identificação é praticamente não existir oficialmente.

O Instituto de Identificação Científica e Criminal (IICC) ainda utiliza servidores de carreira, todos policiais civis, para coletar dados para a emissão das carteiras da identidade. Nos postos, a coleta passa a ser feita por servidores municipais, devidamente treinados para este fim. As prefeituras também oferecem um local para a realização dos serviços.

Em geral, a coleta dos dados é feita nas delegacias e as pessoas são obrigadas a frequentar o local onde também são recebidos presos das ocorrências policiais. É consenso entre as autoridades que, além do desconforto, há o risco de um incidente nestas repartições.

O vice-governador Daniel Pereira representou o governador Confúcio Moura, que precisou mudar a agenda para atender a outro compromisso. Para Daniel, o acordo de cooperação firmado com as prefeituras, que possibilita agilizar a emissão dos documentos, também libera policiais que realizam este tipo de serviço. “Os datiloscopistas, por exemplo, voltarão para o serviço que lhes compete e darão ainda mais qualidade à nossa Polícia Civil”, avaliou.

“É a solução de velhos problemas com iniciativas novas”, disse o vice-governador, destacando que a proposta das parcerias com as prefeituras partiu do diretor do IICC, Júlio Kasper.

Para o prefeito Roni Irmãozinho, a iniciativa é importante para melhorar as condições de vida dos moradores. O município, segundo ele, precisa do suporte do governo. “Sofremos, também, com a falta de energia confiável e regularização fundiária”, disse em tom de lamento.

Os deputados estaduais Léo Moraes e Adelino Follador também foram à cerimônia e prestaram contas das emendas parlamentares destinadas à prefeitura. Por iniciativa deles, Buritis também ganhou uma ambulância. A cidade tem apenas uma e está com problemas mecânicos.

O deputado federal Nilton Capixaba anunciou a liberação de emendas no valor de R$ 25 milhões, para a construção da nova sede do IICC, em Porto Velho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19