Rondônia, 04 de janeiro de 2025
Cidades

Incêndio destrói grande área de mata e pastagem

Um incêndio em uma mata localizada na RO 470 (conhecida como linha 200) que liga Ouro Preto a Vale do Paraíso, e queimou uma extensa área de terrenos. O incêndio iniciou no lixão e alastrou-se pelo morro as chamas se propagaram rapidamente e causando enorme destruição no meio ambiente.O Corpo de Bombeiros foi informado do sinistro equipes foram para o local para tentarem controlar o fogo que devido a vegetação seca tornou-se um adversário natural o fato atípico foi o carro de combate que por muito pouco não foi engolido pelo fogo.
Segundo ficou apurado o fogo iniciou na área onde é despejado todo o lixo domestico e hospitalar de Ouro Preto do Oeste, que é cercado por mata e vegetação de pastagens para gado e outras criações de animais. Bombeiros e alguns voluntários utilizaram abafadores, enxadas e pás para conter o incêndio que devastava rapidamente a vegetação um caminhão tanque do Corpo de Bombeiros apresentou uma pane elétrica e quase foi destruído pelo fogo.

Uma das queixas do Corpo de Bombeiros é que o município de Ouro Preto do Oeste mesmo cercado por reserva natural não dispõe de uma brigada para combater sinistros. A brigada que existe em vários municípios do Estado é formada por pessoas que recebem treinamentos do IBAAM que não demonstra ter interesse em implantar tal unidade em Ouro Preto do Oeste o que revela um descaso do órgão federal.
A área destruída equivale a cerca de 20 alqueires o incêndio que teve o seu inicio na tarde do último sábado (13) ainda era possível ver fogo na manhã desta segunda-feira (15). A reportagem esteve no lixão e segundo e apurou que é comum colocar fogo no lixo ali despejado o local não tem qualquer tipo de fiscalização por parte das autoridades competentes o que implica em afirmar que o meio ambiente é agredido a luz da legislação ambiental.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura