Incêndio no Parque Estadual Guajará-Mirim já dura 13 dias

Um incêndio de grandes proporções está devastando o Parque Estadual Guajará-Mirim, há 13 dias. De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), as chamas já consumiram aproximadamente 10 mil hectares.
Imagens de satélite e aéreas revelam a extensão da fumaça e das chamas, além dos focos do incêndio. Até o momento, não há informações sobre a causa do fogo.
Segundo o Prevfogo, há quatro frentes de fogo no parque, mas os brigadistas conseguem atuar em apenas duas devido à falta de aeronaves para acessar todas as áreas afetadas. O órgão foi acionado para combater o incêndio no dia 12 de julho, embora ele tenha sido detectado no dia 11. Seis dias depois, em 18 de julho, uma equipe foi enviada ao local.
A equipe inicial conta com 12 pessoas, e a escassez de efetivo é uma das principais dificuldades enfrentadas. Além disso, os brigadistas têm trabalhado exclusivamente por terra, devido à ausência de apoio aéreo. Foi solicitada a mobilização de mais 12 pessoas para reforçar as operações no local.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS