Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Cidades

Incra autoriza plano de manejo na reserva do assentamento Margarida Alves

As famílias do projeto de assentamento (PA) Margarida Alves, no município de Nova União – RO, receberam a anuência do Incra para a realização de Plano de Manejo Florestal Sustentável na Reserva em Bloco do assentamento. A autorização foi entregue nesta terça-feira (26) pelo superintendente regional Cletho Muniz de Brito ao presidente da Cooperativa Mista de Extrativismo Agrícola Familiar Ecologismo e Prestação de Serviços (Comeafes), Claudio Almeida Jatobá.

O manejo florestal será executado diretamente pelos agricultores familiares para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando o ecossistema. O manejo foi autorizado em 1.158 hectares, 20% do total da área da reserva, a 194 famílias interessadas. A iniciativa integra o programa Assentamentos Verdes. 

O superintendente explicou que essa reserva foi palco de invasões por aproximadamente cinco anos, situação resolvida pela unidade avançada do Incra em Ji-Paraná com o apoio da organização dos assentados. 

O Incra vai acompanhar o desenvolvimento do manejo para que atenda todas as exigências legais. O plano de manejo pode ser financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, Fundo Nacional do Meio Ambiente, Pronaf, entre outras fontes.

"Estamos muito agradecidos ao Incra por nos proporcionar a tão esperada anuência. Com essa atitude 194 famílias serão beneficiadas para receber a madeira de forma legalizada", afirmou Claudio Jatobá.

Para obter a anuência as famílias precisam ter a titulação provisória ou definitiva da área, o licenciamento ambiental do PA, a assistência técnica para a atividade florestal e a demarcação topográfica.

Assentamentos Verdes

O programa Assentamentos Verdes foi criado em novembro de 2012 com o objetivo de combater e desestimular o desmatamento ilegal em assentamentos na Amazônia Legal. O programa conta com integração efetiva de instituições parceiras, de movimentos sociais e de todos os atores envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento dos assentamentos e da qualidade de vida de seus ocupantes.

A partir do programa, o Incra buscou de forma inédita planos regionais para a prevenção, o combate e a criação de alternativas ao desmatamento em áreas de assentamentos. Ao longo do tempo a sociedade civil participa ativamente do planejamento e acompanhamento da execução.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura