Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Instituições e empresas prestigiam lançamento do Prêmio IEL de Estágio

A solenidade de lançamento foi realizada nesta segunda-feira, 20 de junho, às 16 horas, no salão de convenções do Sistema Fiero com a presença de representantes das faculdades Faro e São Lucas, Ifro, Instituto de Educação Marise Castiel, Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Rondônia (Sindler), Centro de Estudos Rio Terra, Rotary Club, Escritório de Advocacia Carlos Troncoso e Naza Tereza, do Instituto Laura Vicuña, dentre outros. A superintendente do Sesi/RO, Elisabeth Urban e o superintendente Coorporativo da Fiero, Paulo César Figueiredo também marcaram presença.

Na abertura, o superintendente do IEL/RO, Edgar Teixeira deu as boas vindas em nome do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e falou que a função do prêmio é estimular o estágio e premiar as boas práticas. O estágio é uma atividade voltada ao aprendizado complementar aos ensinamentos que os estudantes adquirem nas instituições de ensino. Tem ainda a função ainda maior que é levar o conhecimento para dentro das empresas, não apenas as privadas, mas as organizações governamentais. “Isso se chama se chama inovação. Levar às empresas e órgãos o conhecimento gerado nas instituições de ensino é uma das funções do Instituto Euvaldo Lodi”, disse.

Segundo Teixeira a falta de experiência tem sido uma barreira para os jovens que buscam o primeiro emprego. “Neste contexto, o estágio é a porta de entrada para esta primeira oportunidade no mercado de trabalho. Quando o estudante inicia o estágio e consegue demonstrar suas habilidades e competências, não há razão para o empresário buscar em outro lugar a pessoa que a empresa precisa. O Prêmio estimula o estudante a fazer seu estágio bem feito, e o empresário o verá com um futuro colaborador, com isso conseguimos romper com esta dificuldade quando o jovem busca o primeiro emprego”, explicou.

A psicóloga do IEL/RO, Amanda Moura destacou os objetivos da instituição relacionados ao estágio. Desenvolver um programa de qualidade, de acordo com a legislação em vigor e normas/regulamentos de estágio das instituições de ensino; contribuir para que a prática seja efetivamente instrumento de aprendizagem, confirmação da escolha profissional, de descoberta de novos talentos e de formação de pessoas para o exercício de sua cidadania e para o mundo do trabalho; estimular a inovação nas empresas pelo estreitamento de sua relação com as instituições de ensino por meio do feedback  dos estagiários e o aperfeiçoamento contínuo das grades curriculares das instituições de ensino.

As inscrições estarão abertas até 29 de julho e para validação da inscrição, os seguintes documentos serão necessários: termo de adesão; formulário de identificação; autorização de uso de imagem organizacional, inclusive na categoria estagiário destaque e autorização de uso de imagem pessoal em nome dos representantes das organizações e do estagiário participante. Serão premiados apenas os primeiros colocados nas categorias Empresa, Estagiário e Instituição de Ensino. Os classificados nesta etapa serão divulgados em evento que o IEL/RO realiza em 19 de agosto.

A coordenadora do Setor de Estágio da Faculdade São Lucas, Solange Almeida ressaltou a importância do estágio na vida do acadêmico, pois é a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Para ela, o Prêmio IEL constitui um grande incentivo. Já a assessora de Convênios e estágio da Faculdade Faro, Tânia Mara o prêmio incentiva a empresa e o estagiário a inovar assim como é um estimulo para a instituição de ensino. “Hoje o estágio é um complemento ao aprendizado do aluno, uma forma de ele colocar a mão na massa na prática”, afirmou.

A empresa Advocacia Carlos Troncoso e Naza Pereira foi à vencedora na categoria Empresa Destaque na edição 2015 do Prêmio. O advogado Carlos Trancoso, ex-aluno do IEL, falou que a conquista significou o coroamento de uma política de valorização do ser humano adotada pela empresa. Concorrendo este ano também, o advogado falou que o mais importante é compartilhar as experiências e ouvir o que tem dado certo em outras empresas e ao mesmo tempo dividir o que aprendeu com os demais. “A iniciativa do IEL é uma oportunidade para os jovens entusiasmados, com espírito de liderança, proativos na apresentação de novas propostas e ideias inovadoras”, finalizou Troncoso.

Contato para mais informações via e-mails amanda.moura@fiero.org.br edaniela.pantoja@fiero.org.br ou pelos números (69) 3216-3403 e (69) 3216-3427.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19