Jaci-Paraná se prepara para o maior torneio de pesca esportiva feminina da região Norte

Neste fim de semana, 5 e 6 de julho, Jaci-Paraná vai receber o maior torneio de pesca feminina da região Norte, o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva Elas Pescando 2025. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas no site circuitorondonia.com.br, com vagas limitadas. Esta é a primeira etapa da temporada que vai distribuir R$ 60 mil em prêmios nas duas modalidades. Outras duas etapas já estão confirmadas nos dias 19 e 20 de julho, na Vila Calderita e Cabixi, nos dias 9 e 10 de agosto.
Além da disputa, o evento também oferece estrutura completa para o público, atrações culturais e gastronômicas, shows, espaço para as famílias e um clima de celebração que já se tornou marca registrada do circuito, que tem a deputada estadual Ieda Chaves como uma das principais apoiadoras. “A pesca esportiva é uma oportunidade de lazer, de geração de renda e de fortalecimento das nossas comunidades. Apoiar esse torneio é investir nas mulheres, na economia local e no turismo sustentável”, explica a deputada.
“É uma oportunidade para moradores e visitantes vivenciarem o potencial turístico Jaci-Paraná com segurança, inclusão, diversidade e respeito”, explica Danillo Fernandes Lopes, presidente da Associação dos Condutores de Pesca Esportiva (Acep), entidade organizadora do Circuito.
PROGRAMAÇÃO E PRÊMIOS
Para a temporada 2025, o torneio Elas Pescando foi dividido em duas modalidades:
1. Pesca Embarcada - acontece no sábado (5) com check-in a partir das 9h na praia de Jaci-Paraná. As 100 primeiras equipes a se registrarem no local do evento receberão um kit exclusivo com camisa e boné da edição 2025.
As três primeiras equipes com maior pontuação serão premiadas, com três kits completos de pescaria para o 3° lugar; motor motor 15 HP para o 2° lugar e para a equipe campeã um kit com barco, motor 15 HP e carretinha.
2. Pesca de Barranco: novidade na edição deste ano, a pesca de barranco acontece no domingo (6), exclusivamente para mulheres. As inscrições para essa modalidade serão abertas no sábado (5) com R$ 10 mil em premiação em dinheiro para as 10 primeiras colocadas.
A programação completa do evento, com horário de largada e encerramento, está disponível no instagram do evento, no endereço @elaspescandooficial.
PRESERVAÇÃO
Um dos pilares do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva Elas Pescando é a prática do “Pesque e Solte”, onde o peixe é devolvido em segurança à água após captura e medição. O regulamento, disponível no site do torneio, estabelece critérios minuciosos para a validação das capturas, incluindo a utilização de réguas oficiais e o envio de vídeos que comprovem a medição e a soltura do exemplar em plenas condições de sobrevivência.
REALIZAÇÃO E APOIO
O festival Elas Pescando integra o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva é promovido pela Associação dos Condutores de Pesca Esportiva (Acep). A realização conta com recursos garantidos por emenda parlamentar da deputada estadual Ieda Chaves, e apoio do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim