Ji-Paraná completa 40 anos de emancipação nesta quarta; decoração natalina será acesa hoje
O município de Ji-Paraná está em festa. A segunda maior cidade rondoniense comemora nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, 40 anos de emancipação. Devido a proximidade com do Natal, toda a decoração natalina será ligada e o município deve mais uma vez se tornar atração para turistas.
As comemorações ainda contam com passeio ciclístico realizado no início da manhã desta quarta, torneio de futebol para o próximo domingo e ainda muitas atrações musicais e culturais até dezembro.
Na noite desta quarta-feira, a inauguração de dois monumentos em homenagem a história da cidade, enaltecendo a paixão que os ji-paranaeses têm por seu município. A partir das 19h30 haverá apresentação de bandas locais e o fechamento da noite ficará por conta da apresentação de Davi Sacer.
A decoração natalina terá mais de 40 pontos e várias novidades nos adornos. O objetivo é tornar a cidade o cartão postal do interior de Rondônia.
Histórico
Reconhecida por seu potencial no agronegócio, a cidade de Ji-Paraná é uma cidade próspera localizada na região Central do estado, com cerca de pouco mais de 103 mil habitantes.
Sua história começa ainda em 1877, quando os primeiros colonos nordestinos ocuparam a região, passa pelo grande surto da atividade seringalista, entre 1883 até 1900, principalmente às margens dos rios Machado e Urupá, passeia com a expedição de Marechal Rondon, vê e recebe a abertura da BR-364 até que, em 1977, através da Lei nº. 6.448, de 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, concede a criação do município de Ji-Paraná, que à época era conhecida como Vila de Rondônia.
Em 22 de novembro ocorreu então a instalação oficial do município com a designação do primeiro prefeito, Walter Bártolo.
Pela cadeira do Executivo, já passaram 11 prefeitos: Walter Bártolo, Nunoi Itsumi, Assis Canuto, Manuel Lopes Lamego, Roberto Jotão Geraldo, José de Abreu Bianco, Jair Ramires, Ildemar Kussler, Acir Marcos Gurgacz, Leonirto Rodrigues dos Santos, José de Abreu Bianco (dois mandatos seguidos) e Jesualdo Pires Ferreira Junior (está no segundo mandato).
Desenvolvimento
Ji-Paraná vem passando por obras de infraestrutura constantes, visando melhorias nas condições de vida na cidade e recebendo novos empreendimentos privados onde. Somente nos últimos seis meses foram gerados mais de 3,5 mil empregos diretos e com previsão de que outros 1,5 mil postos de trabalho sejam abertos nos próximos meses.
A saúde pública deu um salto. É o único entre os 52 municípios, com nota máxima em recente avaliação aferida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Aumentou consideravelmente o número de médicos, são 50 profissionais atuando na rede básica e outros 75 no Hospital Municipal. As equipes de PSF passaram de 13 para 29, todas completas, formadas por médico, enfermeiro e agentes comunitários. Os postos de saúde foram todos reformados e ampliados e receberam novas mobílias e equipamentos.
No agronegócio desponta como a Capital do Agronegócio, título outorgado pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa. No seguimento, sedia a maior Feira de Agronegócio da Região Norte, a Rondônia Rural. Na última semana, mais uma oportunidade de confirmar o título e alavancar a cadeia produtiva do leite com realização da primeira Feira do Agronegócio do Leite, a Rondoleite.
Veja Também
Mais de 500 pessoas participam de passeio ciclístico para celebrar aniversário de Ji-Paraná
Casa do Papai Noel recebe últimos ajustes para receber visitantes em Ji-Paraná
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal