Ji-Paraná leva teste rápido anti-HIV a detentos
Uma psicóloga e uma enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE DST/Aids) da rede municipal de saúde farão testagem voluntária para HIV/Aids em detentos do presídio Agenor Martins de Carvalho. A ação, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a direção da instituição prisional, acontece na próxima quarta-feira, a partir das 8h30.
A meta, de acordo com a diretora do SAE DST/Aids, enfermeira Emiquerle Añes, é fazer o teste rápido anti-HIV em pelo menos 100 detentos. A idéia, segundo a enfermeira, é a de disponibilizar o teste rápido à população carcerária, já que é muito difícil o deslocamento dos detentos até a sede do SAE.
Junto com a enfermeira Emiquerle estará a psicóloga Cleonice Souza Virgulino, que está capacitada pelo Ministério Público para realizar o teste e dar o aconselhamento necessário em caso do resultado positivo para o HIV. O teste rápido leva apenas 15 minutos para se ter o resultado. É preciso apenas a coleta de uma gota de sangue, como no teste de glicemia, mas o resultado tem uma margem de acerto perto de 100%, tanto, que é validado pelo próprio Ministério da Saúde, explica Emiquerle.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS