Rondônia, 27 de dezembro de 2024
Cidades

Ji-Paraná leva teste rápido anti-HIV a detentos

Uma psicóloga e uma enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE DST/Aids) da rede municipal de saúde farão testagem voluntária para HIV/Aids em detentos do presídio Agenor Martins de Carvalho. A ação, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a direção da instituição prisional, acontece na próxima quarta-feira, a partir das 8h30.

A meta, de acordo com a diretora do SAE DST/Aids, enfermeira Emiquerle Añes, é fazer o teste rápido anti-HIV em pelo menos 100 detentos. A idéia, segundo a enfermeira, é a de disponibilizar o teste rápido à população carcerária, já que é muito difícil o deslocamento dos detentos até a sede do SAE.

Junto com a enfermeira Emiquerle estará a psicóloga Cleonice Souza Virgulino, que está capacitada pelo Ministério Público para realizar o teste e dar o aconselhamento necessário em caso do resultado positivo para o HIV. “O teste rápido leva apenas 15 minutos para se ter o resultado. É preciso apenas a coleta de uma gota de sangue, como no teste de glicemia, mas o resultado tem uma margem de acerto perto de 100%, tanto, que é validado pelo próprio Ministério da Saúde”, explica Emiquerle.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024