Ji-Paraná recebe reunião preparatória para Congresso de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua

Com o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia realizará nesta sexta-feira (07) às 18 horas no Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, uma reunião preparatória para o 10° Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea’s e Mútua (10º CEP) que acontecerá nos dias 10,11 e 12 julho, local a definir.
Segundo o presidente do Crea-RO, Engenheiro Florestal, Carlos Xavier, esses encontros microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão, cujo resultado deve permitir as seguintes abordagens: Inovações Tecnológicas; Recursos Naturais; Infraestrutura; Atuação Profissional e Atuação das empresas de Engenharia. Após os debates, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte.
Carlos explica ainda, que as propostas aprovadas durante o 10º CEP serão apresentadas pelos delegados escolhidos durante os encontros regionais, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado em setembro na cidade de Palmas, Tocantins, na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (72º SOEA).
Breve histórico dos CNP
Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
O Processo Constituinte do Sistema Confea/Crea (PC-91/92) propôs e o Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/92, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs).
Veja Também
MPF vai à Justiça por repactuação de concessão e revisão do modelo de pedágio na BR-364
Educação básica: Sesi abre processo seletivo para 75 vagas gratuitas em Nova Mutum Paraná
Ex-vereadora morre após explosão provocada por gás no interior de Rondônia
Justiça federal proíbe bloqueios na BR-364 e impõe multa de R$ 100 mil por hora