Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Jovem com suspeita de H1N1 morre em Vilhena

O diretor do Hospital Regional de Vilhena, Faiçal Akkari, confirmou que um paciente com suspeita de H1N1 e que estava internado há oito dias na Unidade de Terapia Intensiva- UTI morreu neste domingo. Todas as medidas possíveis foram realizadas, mas ela não resistiu após 8 dias na UTI. A amostra do sangue foi colhida e encaminhada para o instituto Adolfo Lutz em São Paulo e deve chegar em menos de dez dias o resultado.

Ao RONDONIAGORA, Akkari confirmou que pela manhã o tio da jovem que faleceu, deu entrada no HR de Vilhena com sintomas de gripe. Ao todo são quatro pessoas da mesma família suspeita de H1N1 internadas no HR, aguardando a chegado dos exames encaminhados para análise.

Medidas de prevenção

Akkari deixou claro que não há surto em Vilhena, estamos informando e alertando as pessoas justamente como prevenção.

“Tomamos algumas medidas como direção, durante esse período vamos restringir as visitas por paciente, só ficará com acompanhante quem realmente tem grande necessidade, e por enquanto não haverá as visitas ecumênicas no HR. Vamos evitar aglomerações, venham ao Regional por extrema necessidade, em Vilhena temos as Unidades Básicas de Saúde em vários bairros e todas elas têm diariamente médicos atendendo”.

Ele disse ainda que há um bom um estoque de medicação, (Tamiflu) na farmácia do hospital”.

 O diretor ainda comentou que a principio a vacinação em Vilhena começa no dia 30 abril em todas as UBS. “Vamos conversar com as autoridades competentes pelo repasse da vacina, e confirmar se existe a possibilidade de antecipar a vacinação da H1N1 em Vilhena. Vamos fazer uma tentativa, porque a vacina é de responsabilidade do governo federal”, frisou diretor do HR.

O RONDONIAGORA realizou uma pesquisa em diversas farmácias na cidade e praticamente todas elas confirmaram que a princípio não terão a vacina da gripe para vender esse ano.

Sintomas

Os sintomas da H1N1 são bem semelhantes aos sintomas de uma gripe comum são: tosse seca, febre alta em geral acima de 38º C, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Uma vez transmitido o vírus os sintomas levam de três a sete dias para se manifestar.

Prevenções e orientações

Quem estiver gripado a orientação é evitar locais de grandes aglomerações. Abrir bem as janelas. Colocar a mão na boca ao espirrar ou tossir. Lavar bem as mãos com sabão e se possível sempre em seguida usar álcool gel.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19