Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Cidades

Judiciário leva operação justiça itinerante a Casa de Detenção de Cacoal

No período de 27 a 31 de agosto de 2012, os 300 apenados da Casa de Detenção de Cacoal (RO) serão atendidos por uma equipe do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A operação, denominada "Justiça Itinerante nos Presídios", já é conhecida pela população carcerária do estado de Rondônia e tem como prática ouvir os presos individualmente, explicando-lhes sobre a situação processual e concedendo-lhes benefícios, caso tenham direito.

O trabalho conta também com a parceria da Secretária de Justiça do Estado de Rondônia (SEJUS), Polícia Militar (PM) e da Faculdade Facimed. Além do procedimento judicial, os apenados recebem atendimento médico, psicológico e odontológico. Para o juiz de direito Ivens Fernandes, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Cacoal, a operação é importante, pois, além dos apenados tomarem ciência da sua vida processual, constatam que a lei vem sendo devidamente cumprida. "A legislação é clara quando determina que o preso tenha uma acompanhamento dos órgãos responsáveis pelo sistema penitenciário, por esta razão, assim como em outras ocasiões, estamos fazendo nossa parte", explicou o magistrado.

Benefícios

Durante a operação os presos podem obter benefícios, entre eles, a autorização para saída temporária do presídio, por até sete dias para visitar os familiares; para tratamento de saúde; frequentar curso profissionalizante, de instrução de segundo grau ou superior; e progressão do regime prisional fechado para o semiaberto ou aberto; entre outros.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19