Judiciário realiza mais de 300 audiências em operação na Ponta do Abunã
Em sete dias de operação, o Poder Judiciário realizou mais de 300 audiências judiciais na Ponta do Abunã, região que compreende o distrito de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Abunã. Segundo o coordenador da Operação Justiça Rápida Itinerante, juiz de Direito Johnny Gustavo Clemes, o trabalho é feito em parceria com o Ministério Público de Rondônia, Defensoria Pública, Instituto de Identificação Civil e Criminal. O atendimento na região foi período de 28 de agosto de 2013 e foi concluído nesta terça-feira, 03/09.
Balanço
De acordo com o magistrado, é preciso empenho e disposição para levar Justiça aos todos os lugares de Rondônia mesmo com inúmeras adversidades, como o clima, hospedagens, intensidade do trabalho (muitas audiências durante todo o dia, inclusive aos sábados e domingos) e o afastamento dos familiares. "Em algumas localidades as pautas foram mais carregadas e audiências entraram pela noite", pontuou.
Balanço
Todo atendimento ocorreu nas escolas públicas, em salas de aula preparadas pela equipe. No distrito de Nova Califórnia foram feitas 66 audiências. Em Extrema, 144; Vista Alegre do Abunã, 79; Fortaleza do Abunã, 7 e Abunã, 36. A classe com maior número de processos foi a de cobrança, seguido de alimentos, justificação de união estável e divórcio. Um caso que chamou bastante atenção foi de um casal de idosos. Nascidos e criados em Fortaleza do Abunã, eles resolveram oficializar o casamento civil após 52 anos de convivência.
A próxima etapa da operação será com a triagem dos casos que podem ser solucionados pela Justiça Rápida nas localidades de Gleba Rio Pardo (17/9), Jaci-Paraná (18 e 19/9), Nova Mutum (20/9) e União Bandeirantes (21 e 22), nas escolas dessas comunidades. As audiências serão de 15 a 20 de outubro, nos mesmo locais.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19